Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Documentário de “De outros carnavais” será lançado amanhã no Theatro Guarany

Documentário de “De outros carnavais” será lançado amanhã no Theatro Guarany
02 dezembro
10:07 2013

Durante três anos a equipe da Moviola Filmes documentou os bastidores e desfiles do tradicional Carnaval de Pelotas. O resultado será apresentado nesta terça-feira, às 20h, quando o palco do Theatro Guarany, em Pelotas, recebe a exibição do documentário “De outros carnavais”. Com roteiro e direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, o filme apresenta em 58 minutos a essência do Carnaval através das pessoas que o fazem, do barracão à dispersão. “Neste percurso, vários personagens – artesãos, bailarinos, coreógrafos, músicos, platéia – contaram suas histórias de outros carnavais para as câmeras da produtora, explicando o que o carnaval tem de tão especial para eles”, conta Cíntia Langie.

Equipe Moviola

Equipe Moviola

O argumento do filme é de Cláudia Ferreira, uma verdadeira apaixonada pelos carnavais, que lançou o desafio à equipe. “Vamos mostrar que o Carnaval de Pelotas não corresponde à imagem que grande parte da comunidade faz desta manifestação cultural”, sugeriu. Desde 2011 a equipe da Moviola se debruça neste trabalho minucioso, registrando cenas dos barracões, ensaios e os desfiles. O resultado é um material singular. “Percebemos no caminho que o carnaval é muito vasto para caber num filme, então o foco da obra é nos personagens”, destaca Rafael Andreazza. Personagens, que segundo ele, representam não só a beleza e a autenticidade desta genuína manifestação popular, mas também a luta de quem realiza com poucos recursos um grande espetáculo cultural.

Com trilha musical de Davi Mesquita, o filme apresenta uma mescla de sons captados nas baterias das entidades, além de trilhas autorais feitas exclusivamente para o documentário. A fotografia é de Alberto Alda e Felipe Campal, efeitos visuais de Thiago Rodeghiero e design de Paula Langie, da Nektar Design. A produtora trabalhou no projeto sem orçamento para confecção do documentário e contou com financiamento do ProCultura de Pelotas para finalização da obra, incluindo a montagem e o lançamento.

SENHAS – A entrada para assistir ao documentário na terça-feira(3)é gratuita, mediante a retirada de senhas que estarão disponíveis na bilheteria do Theatro Guarany (duas senhas por pessoa) no dia do evento, a partir das 16h. Estarão à venda DVDS e camisetas dos filmes produzidos pela Moviola Filmes, com preços promocionais. A produtora preparou algumas surpresas para recepcionar o público, na calçada do Theatro Guarany.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções