Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Dos retornos aos fantasmas da queda

Dos retornos aos fantasmas da queda
12 setembro
08:33 2019

Os pontos corridos, não de hoje, evidenciam lutas intensas na parte de baixo dos campeonatos. As últimas temporadas de Série A foram com pouca disputa pelo título e muitas contra o rebaixamento. Dramas ampliados quando algum dos 12 (ou 13?) maiores estão por ali contra a queda. Com isso, a Série B se torna emocionante pela indefinição de quem fará parte dela no ano seguinte. 8 dos 20 clubes que a disputam são modificados a cada ano: 4 sobem da C e 4 caem da Série A.

Os que subiram para 2020 estão definidos: Juventude, Náutico, Sampaio Corrêa e Confiança do Sergipe. Os três primeiros têm vasta experiência nesse solo e a novidade são os sergipanos, que desde 1992 estavam ausentes de Série B. Com um clima de ressaca após muita comemoração da vaga, eles ainda disputam as semifinais e a final da Série C para definir o campeão. Assunto quase secundário.

Na presente Série B, todos tentam remar rumo aos 40 e poucos pontos, pontuação que varia para assegurar o escape da queda a cada ano. A segurança mesmo prevê os 45 ao final das 38 rodadas. Abriu-se a 22ª rodada da B e quem tem menos do que 31 pontos sabe que há muito caminho pela frente. Clubes que estavam lá embaixo reagiram, o principal caso sendo o América-MG, 10 jogos de invencibilidade e ultrapassando o Brasil na tabela, com 29 pontos. Tendência nenhuma de voltar para baixo. Surfando nessa onda, o Xavante se defende e quer continuar fazendo o papel de casa nas próximas rodadas. Na 23ª, tem duelo importante na próxima quinta, contra o Figueirense no Bento Freitas.

O Figueira, assim como o futebol catarinense em geral, está ameaçado. Ampla crise, ocorrência de W.O, quando não entrou em campo diante do Cuiabá rodadas atrás, e o inédito ingresso no Z-4 que o rebaixaria para Série C. O Londrina decaiu muito, da briga pela liderança ao 13º lugar, com cinco derrotas seguidas. Atrás dele, Criciúma e Oeste oscilam fora do Z-4; dentro dele, em companhia do

Figueirense, estão Vila Nova, em sua maior crise desde a subida para B em 2015, São Bento e o Guarani. Mas todos vivos para tentar compor a tabela em 2020: dos 28 pontos do Xavante ao lanterna de Campinas, são 9 pontos de diferença.

Para completar, a briga da Série A do Brasileiro para não cair para a B parece que se concentra para os abaixo do Grêmio, hoje com 25 pontos em 18 jogos. Ceará, Fortaleza e Goiás somam 21; Vasco e Cruzeiro, dois grandes, muito ameaçados com 20 e 18 pontos; o Z-4 traz o Fluminense, em ampla crise financeira, com 15, CSA (15), Chapecoense (14) e o lanterna Avaí (10), lanterna com apenas uma vitória no turno

SÉRIE B

Imagem 31

SÉRIA A

Imagem 36

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções