Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Embrapa Clima Temperado faz intercâmbio com produtores e técnicos na Fronteira Noroeste Gaúcha

Embrapa Clima Temperado faz intercâmbio com produtores e técnicos na Fronteira Noroeste Gaúcha
07 fevereiro
14:56 2014

O compromisso de qualificar a atuação da pesquisa e da transferência de tecnologia impulsionou a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, a expandir suas atividades até os territórios Fronteira Noroeste e Missões. O Núcleo Avançado de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Embrapa na região Noroeste será instalado junto a base física da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Coordenado pelo analista Alberi Noronha, o Núcleo tem dois objetivos: promover o desenvolvimento de pesquisas e ações de transferência de tecnologia e oferecer um suporte ao levantamento de políticas públicas, que promovam o desenvolvimento regional.

As primeiras ações do Núcleo junto aos agricultores incentivaram a fruticultura na região. Já este ano, além da fruticultura, tiveram atenção diversos cultivos e a avicultura colonial, visando a segurança alimentar. Segundo Noronha, a instalação do Núcleo naquele território estreitou os laços da Empresa com os agricultores, técnicos e instituições da Fronteira Noroeste e da região das Missões ao conectar os agricultores com conhecimentos técnicos e a Unidade com novos desafios de pesquisa. A Embrapa já realiza alguns trabalhos de pesquisa, principalmente com a cultura da cana-de-açúcar.

O Núcleo também promove na região uma série de cursos, dias de campo, intercâmbios, seminários e reuniões de planejamento e avaliação. Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, um grupo de cerca de 40 técnicos e agricultores fará uma visita à  Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves/RS, para conhecer as pesquisas relacionadas à produção agroecológica de uvas e ainda, boas práticas para fabricação de vinhos.

Programação

As atividades, previstas dentro do plano de ação da emenda parlamentar do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), vão acontecer em dois momentos: o primeiro, um dia de campo, que busca aproximar os técnicos e os agricultores das atividades de pesquisa desenvolvidas na região da Serra Gaúcha. A ideia é demonstrar soluções tecnológicas às dificuldades enfrentadas pelos produtores. Na Embrapa Uva Vinho, serão apresentadas cultivares, viabilidade financeira – que é possível, principalmente em pequenas áreas – e, por fim, demonstrar o sistema agroecológico de produção de sucos, com o objetivo de estimular a produção de uvas para o processamento de sucos e vinhos na região Fronteira Noroeste e  Missões.

O segundo momento será um intercâmbio na Cooperativa de Produtos Ecologistas de Garibaldi (COOPEG). Na ocasião, serão apresentados dois produtores que se dedicam à cultura da uva em sistema agroecológico. “A ideia é colocar os agricultores em contato direto com os sistemas de cultivo e o processo de transformação da uva em sucos, assim é possível que os produtores conheçam a complexidade da cadeia produtiva da uva e talvez, adotem o sistema de produção de alimentos”, comentou.

O evento é organizado pela Embrapa Clima Temperado em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, Territórios Noroeste e Missões e Emater/RS-Ascar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções