Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Encontro aborda a patrimonialização do Passo dos Negros

09 junho
08:37 2017

Cerca de 40 pessoas se reuniram para discutir o tema “Do lado de cá da ponte: nossas histórias sobre o Passo dos Negros” no Conversas do Dia do Patrimônio quarta-feira no Casarão 06.

A professora Louise Prado Alfonso e seus alunos do projeto de extensão Narrativas do Passo dos Negros, da Faculdade de Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), receberam curiosos e moradores da localidade Passo dos Negros, às margens do Canal São Gonçalo.

CONVERSAS do Dia do Patrimônio reuniu grupo acadêmico e moradores da localidade

CONVERSAS do Dia do Patrimônio reuniu grupo acadêmico e moradores da localidade

A região, que hoje sofre remoções devido à especulação imobiliária, teve importância comercial na época das charqueadas porque abrigava um antigo porto e era caminho das tropas de gado.

A professora Louise busca junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) patrimonializar os elementos daquela área, como a ponte, o time Osório Futebol Clube e o antigo engenho de propriedade do coronel Pedro Osório. Um abaixo-assinado circulou entre os participantes do encontro.

Morador do Passo na infância e adolescência, o professor de Química aposentado Alcy Moraes contou sobre os causos do bairro e as conquistas do Osório Futebol Clube, do qual foi goleiro. “Não podemos deixar a história morrer. Um povo que não tem passado não terá futuro”, afirmou.

O atual presidente do Osório é Dirceu Monteiro, que jogou no clube na década de 1980. Atualmente, ele cuida do time sênior e da escola de base, que atende 30 alunos entre dez e 13 anos. Dentre eles, está o seu filho Mateus, de onze anos, que sonha em ser jogador profissional.

O Conversas integra a comunidade ao Dia do Patrimônio 2017 – Territórios daqui: identidades e pertencimento, que busca descentralizar a cultura no município e apresentar os bairros de Pelotas aos visitantes e à própria população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções