Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

ENEM : Segundo dia de prova acontece neste domingo

ENEM : Segundo dia de prova acontece neste domingo
09 novembro
08:23 2018

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 acontece neste domingo (11), com a aplicação de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). Pensando nisso, alunos do projeto Pré-Enem nos Bairros resolveram aproveitar as últimas aulas do cursinho preparatório gratuito para tirar dúvidas e ouvir as dicas dos professores. Caso da estudante Naiane Cruz, 19 anos, que tenta pela segunda vez o Enem.

“A primeira parte da prova foi tranquila. Domingo vai ser mais difícil, por isso temos que aproveitar cada aula”, garante Naiane, que pretende usar a nota do exame para conseguir uma vaga em Matemática ou Educação Física.

A vontade de obter um bom resultado na avaliação nacional motivou Naiane e seus 18 colegas a participarem da aula de quarta-feira (7), ministrada no Colégio Pelotense, um dos núcleos do projeto. Com os olhos atentos e concentrados nas questões exibidas no quadro em sala de aula, eles acompanharam as revisões do professor de matemática Joel Rodrigues, que aproveitou para dar dicas finais aos alunos. “É preciso atenção às questões que às vezes parecem fáceis, mas não são. Ler o enunciado com atenção é fundamental”, disse.

 “É preciso atenção às questões que às vezes parecem fáceis, mas não são. Ler o enunciado com atenção é fundamental", disse o professor Joel Rodrigues

“É preciso atenção às questões que às vezes parecem fáceis, mas não são. Ler o enunciado com atenção é fundamental”, disse o professor Joel Rodrigues

Pré-Enem nos Bairros

Em Pelotas, mais de 150 pessoas receberam reforço gratuito nos estudos, com aulas interdisciplinares, oficinas de redação e simulados através do projeto Pré-Enem nos Bairros. As disciplinas foram ministradas em núcleos do Areal, Fragata, Três Vendas e Centro pelo curso preparatório Michigan/Média 10, vencedor de processo licitatório.

Enem 2018

Neste domingo (11), os mais de mais de 5,5 milhões de brasileiros inscritos na prova – 15 mil só em Pelotas – voltam aos locais de aplicação para a segunda etapa do Enem. Os candidatos terão cinco horas para solucionar 90 questões, 30 minutos a mais do que em 2017. Segundo o Ministério da Educação, até quem não participou da primeira etapa pode fazer o teste no domingo.

A presença em pelo menos um dos dois dias do exame vai permitir que os estudantes com direito à isenção da taxa de inscrição não precisem pagar em 2019. Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9% dos participantes (mais de 1,3 milhão de pessoas) faltaram ao primeiro dia de provas, o menor percentual desde 2009.

Fique esperto

  • Confira o cartão de confirmação: aqui em Pelotas, mais de 20 instituições, divididas em cinco regiões, receberão os estudantes no dia 11 de novembro. Por isso, verifique novamente o seu cartão de confirmação para evitar confusões. Ele contém o local e a sala em que serão aplicadas as provas.
  • Chegue cedo: serão mais de 15 mil pessoas fazendo a prova. Para evitar aglomerações e atrasos, chegue o mais cedo possível, lembrando que os portões abrem às 12h e fecham às 13h, e a prova inicia às 13h30min.
  • Não esqueça os documentos: serão aceitos Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Passaporte e Carteira de Habilitação. Em caso de perda, roubo ou furto dos documentos, serão aceitos boletins de ocorrência.
  • Apenas caneta preta: não leve lápis, borracha ou calculadora. Deixe em cima da mesa apenas o caderno de questões, o cartão-resposta e caneta esferográfica preta de corpo transparente.
  • Gabaritos e resultados: o Ministério da Educação prevê que o gabarito oficial seja divulgado a partir do dia 14 de novembro. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2019, e os espelhos da redação serão publicados em março de 2019.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções