Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

ESCOLA ADOLFO FETTER : Feira de Ciências Cesar Victora

ESCOLA ADOLFO FETTER : Feira de Ciências Cesar Victora
25 outubro
08:49 2019

Na primeira Feira de Ciências, escola do Fragata homenageia Cesar Victora

Por Carlos Cogoy

Numa divulgação do trabalho científico do epidemiologista Cesar Gomes Victora (UFPel), cuja trajetória tem sido premiada internacionalmente, constava o email para contato. No bairro Fragata, duas profissionais da Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter, a coordenadora pedagógica Renata Almeida, e a professora Gislaine dos Santos Pinto, motivaram-se para enviar um convite. Elas consultaram o pesquisador, se ele aceitaria ser o patrono da 1ª Feira de Ciências dos Anos Iniciais. O cientista aceitou, e foi combinada a presença na escola. Conforme as organizadoras do evento, o objetivo era que o patrono interagisse com os alunos.

Organizadoras Renata Almeida e Gislaine dos Santos Pint

Organizadoras Renata Almeida e Gislaine dos Santos Pint

FEIRA – Com o lema “Conhecer para agir, agir para transformar”, a escola realizou a feira no dia 18 deste mês. Houve apresentação de trabalhos dos alunos das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivos, conforme as organizadoras: “Ressignificar a aprendizagem dos conteúdos escolares, compreender soluções propostas a problemas reais, colocando em prática aprendizados adquiridos na trajetória escolar. Incentivando a pesquisa, a feira também procurou relacionar conhecimento científico e condições ambientais”. A comunidade escolar prestigiou a exposição dos trabalhos.

PATRONO permanente da Feira, Victora conheceu as experiências: “Com uma linguagem muito acessível ao entendimento dos estudantes, Cesar destacou a importância da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida para o desenvolvimento saudável da criança, bem como apontou um nível mais elevado nos resultados obtidos por essa mesma criança na vida adulta. Após, foi iniciada a visitação aos experimentos onde o patrono, os demais alunos das turmas dos anos finais do ensino fundamental, professores e

pais puderam interagir, e terem as explicações necessárias por parte dos estudantes que os apresentavam”, diz a professora Gislaine.

Experimento com o tingimento de lã

Experimento com o tingimento de lã

CIÊNCIA – Ela acrescenta sobre a ideia: “Como a curiosidade é uma característica natural da criança e uma das molas propulsoras da ciência, nada melhor do que utilizá-la como meio de descobertas e construção do conhecimento. Então, partimos para pensar no projeto e organizar a feira de ciências como forma de socializar esses saberes construídos ao longo dos trimestres letivos. Com isso, quisemos mostrar para os estudantes que fazer ciência não é algo incomum, ou distante de nosso cotidiano e consideramos a possibilidade de termos um patrono ou patronesse para personificar o projeto”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções