Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Famílias de baixa renda serão mais atingidas pelo aumento do ICMS

14 setembro
09:36 2015

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS está preocupada com a proposta que quer aumentar impostos no estado, especialmente o ICMS.

Um estudo realizado pela entidade mostrou que as famílias de baixa renda serão afetadas de forma profunda caso haja mudança. Um dos dados da pesquisa mostra que o ICMS passará a corresponder a quase dois meses dos recursos destinados ao consumo das famílias entre 1 e 6 salários mínimos.

O estudo queria identificar a influência de tal aumento da carga fiscal sobre a sociedade gaúcha. De acordo com esses parâmetros e considerando uma pessoa com consumo mensal líquido de R$ 2.000,00, chegou-se a uma alta 9,36% no gasto com ICMS. Esta pessoa irá gastar ao final de um ano R$ 3.723,02 unicamente com o tributo em questão.

– Esta é mais uma comprovação de que, além de tecnicamente equivocado, o aumento do ICMS proposto pelo executivo estadual é socialmente inconveniente. Em razão de que na medida em que penaliza os segmentos populacionais de mais baixa renda, em um período de queda do nível de emprego e, consequentemente fragilização da renda familiar de grande parte dos gaúchos – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Pela proposta do Governo Estadual, o ICMS base passará de 17% para 18%, enquanto para os setores de telecomunicações, combustíveis e energia elétrica, o aumento seria de 25% para 30%.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções