Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Festival dá início à Semana Farroupilha

Festival dá início à Semana Farroupilha
10 setembro
09:07 2018

Duas semanas para valorizar e celebrar a cultura tradicionalista gaúcha é o que propõe a Semana Farroupilha da 26ª Região Tradicionalista (RT), neste ano.

Desde a sexta-feira, feriado da Independência, o 1º Festival Cultural, Artístico, Esportivo e Campeiro, em homenagem ao centenário de Antoninha Berchon, oferece uma programação diversificada para todas as idades e gostos, como rodeio campeiro, gineteada, laço em vaca parada (para as crianças) e demais atividades artísticas e culturais típicas da região. Na tarde de sábado, a prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz – patrono da Semana Farroupilha 2018 – estiveram na abertura oficial do evento, que realizou o desfile temático das entidades tradicionalistas participantes e reuniu filhos, netos e bisnetos da homenageada pelo Festival, que ocorreu até ontem na Associação Rural de Pelotas (ARP).

EVENTO cultural, artístico, esportivo e campeiro, em homenagem ao centenário de Antoninha Berchon, celebra a  cultura gaúcha

EVENTO cultural, artístico, esportivo e campeiro, em homenagem ao centenário de Antoninha Berchon, celebra a
cultura gaúcha

Dona Antoninha é um patrimônio da cidade e do Estado. Modelo de educação, delicadeza, força e capacidade de trabalho, que traduz o que de melhor tem a mulher gaúcha. Além disso, uma figura que representa a emancipação feminina, uma mulher que dedicou sua vida à produção agropecuária e mostrou o quanto isso é importante para o desenvolvimento do País”, disse Paula. Coordenadora da 26ª RT, Hilda Maria Heinen enalteceu a atuação dos campeiros que trouxeram a Chama Crioula ‘a patas de cavalo’ de Iraí, desde o dia 12 de agosto, e foram recepcionados na noite desta sexta, no Capão do Leão.

A programação incluiu apresentações artísticas com danças tradicionais, declamações, mostra folclórica, rodeio esportivo e concurso literário. A organização do evento estimou que passaram cerca de 30 mil pessoas  pelo Festival durante os três dias. Um memorial com vídeos, reportagens jornalísticas e informações sobre Antoninha relembram a sua história e legado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções