Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

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Fragata: Alunos trocam correspondências

24 julho
16:50 2014
Cartas vão para Curitiba

Cartas vão para Curitiba

O objetivo é provocar a curiosidade dos alunos, bem como, mostrar-lhes a importância do hábito de ler e também o de escrever, partindo de uma metodologia simples e lúdica que é a troca de correspondência e tudo que se pode explorar a partir desta prática. A observação é da professora Carla Vargas Bozzato, diretora da Escola Técnica Estadual Profª. Sylvia Mello. Situada no bairro Fragata, a escola integra projeto que também conta com o Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul campus Pelotas), e a Escola Sociedade Educacional Acesso em Curitiba no Paraná. Carla acrescenta: “Pedagogicamente, espera-se produzir uma estrutura de informações e de práticas metodológicas, cada professor com a sua, a partir de suas experiências vivenciadas”.

AMPLIAÇÃO – O projeto “As cartas que escrevo e recebo: correspondências físicas na era digital – uma metodologia interdisciplinar de ensino e aprendizagem”, conforme divulgação, já despertou interesse de duas escolas catarinenses e uma da Colômbia. Recentemente, alunos da Escola Sylvia Mello receberam a visita do pesquisador colombiano Horácio Pérez-Henao. Ele cursa pós-graduação no IFSul, e manifestou que o projeto poderá contar com escola colombiana.

Iniciativa estimula a escrita

Iniciativa estimula a escrita

PROJETO é desenvolvido pelo professor Ronaldo Campello (Sylvia Mello) – pós-graduando em educação profissional no IFSul. No Paraná, participação da professora Cintia Carla Bottini dos Santos (Escola Sociedade Educacional Acesso). A coordenação está a cargo da professora Cecilia Boanova – curso de design e pós-graduação em educação profissional do IFSul campus Pelotas. Como bolsistas: Liader Soares – bacharelado em design -, e Daniela Alves – curso de comunicação social. A coordenadora Cecília menciona: “A aproximação entre os cursos da coordenadoria de design e as escolas de educação fundamental, poderá fortalecer laços por meio da constituição de planos estratégicos de design, que ajudem a pensar a elaboração de materiais educacionais advindos das aprendizagens provocadas pelo teor das correspondências”.

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