Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

FUTEBOL GAÚCHO : Treinos coletivos autorizados a partir desta segunda-feira

13 julho
09:01 2020

Tabela do Campeonato Gaúcho é mantida: clássicos marcam rodada de retorno

Por: Henrique König

Após a autorização municipal para os treinos presenciais, Brasil e Pelotas tiveram atividades físicas individualizadas, com alguns jogadores do elenco, na quinta e na sexta-feira (10). O governo estadual autorizou os treinos coletivos com bola a partir de segunda-feira, para as equipes que cumprirem as testagens e os protocolos de saúde.

O Campeonato Gaúcho teve o seu retorno marcado para o dia 23 de julho, ou seja, volta após 10 dias de preparação com treinos coletivos. Este panorama após uma pausa de quatro meses sem a bola rolar em jogos oficiais. O nível técnico das partidas será preocupante. Ainda existe a possibilidade de a televisão detentora das transmissões adiantar partidas para a quarta-feira, 22 de julho.

Por regulamento, o Estadual 2020 não terá clubes rebaixados, mas os dois últimos terão decréscimo financeiro na cota de 2021. As inscrições de novos jogadores foram liberadas. Enquanto o Ypiranga de Erechim manteve o seu grupo, o Pelotas vai começar praticamente do zero, com remanescentes para se contar nos dedos. Isso também causará o desnível técnico entre as equipes.

Xavante em treino físico individualizado Foto: Carlos Insaurriaga

Xavante em treino físico individualizado
Foto: Carlos Insaurriaga

A primeira rodada no retorno será com clássicos: Pelotas e Brasil, Internacional e Grêmio, Juventude e Caxias, Novo Hamburgo e Aimoré.

O clássico Bra-Pel será disputado na Boca do Lobo e ainda será confirmado entre o dia 22 e o dia 23 de julho. Após, Pelotas e Brasil vão se deslocar para as sedes apontadas pela Federação Gaúcha para o transcorrer das duas últimas rodadas de classificação do segundo turno.

O Brasil enfrenta o Juventude no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, e o São Luiz na Arena do Grêmio. O Pelotas vai para serra gaúcha. Encara o Caxias e o São José, ambos os jogos no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Após realizar testes e exames de saúde em seus novos jogadores, o Pelotas deve anunciá-los aos poucos. São pelo menos 22 atletas no grupo áureo-cerúleo para terminar o Gauchão e esperar a Série D, em setembro. A maioria deles está aguardando o tempo de isolamento social determinado pela prefeitura, antes de retornar aos treinos.

No Brasil, um novo executivo de futebol é aguardado em anúncio neste fim de semana e se apresentaria ao grupo na segunda-feira. Com a maior parte do grupo mantida desde o Estadual, aguardam-se de cinco a seis reforços no Bento Freitas.

Alguns protocolos impostos para o retorno do Campeonato Gaúcho:

  • – 5 substituições permitidas por equipe;
  • – 6 reservas por equipe;
  • – 4 membros da comissão técnica no banco de reservas;
  • – Cartões amarelos zerados (a não ser quem cumpra suspensão na 1ª rodada de retorno)

As reduções nos bancos de reserva visam diminuir o número de pessoas transportadas/envolvidas com cada partida. Porém, condicionaram a permissão de cinco substituições para evitar maiores desgastes físicos e riscos de lesões nessa retomada gradual do futebol.

Sem tempo hábil, a final do Gauchão pode utilizar data da Copa do Brasil para declarar o campeão. Caxias venceu o 1º turno e pode ser campeão antecipado, ou aguarda o campeão do 2º turno na decisão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções