Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

GESTÃO PÚBLICA : Paula representa Pelotas no 11º Encontro de Líderes em São Paulo

26 novembro
09:25 2018

A prefeita Paula Mascarenhas foi convidada para participar das discussões do 11º Encontro de Líderes, promovido pela Comunitas sexta-feira, na Casa Fasano, em São Paulo.

Além dela, os prefeitos de Teresina (PI) e Caruaru(PE), Firmino Filho e Raquel Lyra, respectivamente, e os governadores eleitos de Minas Gerais, Romeu Zema, e de Goiás, Ronaldo Calado, também integraram o debate sobre a transformação da gestão pública por meio do fortalecimento de novas lideranças.

Durante as conversas, mediadas pelo cientista político Fernando Schüler, a chefe do Executivo pelotense tratou das ações de segurança pública empregadas no município e apresentou o Pacto Pelotas pela Paz, política pública de enfrentamento da violência que tem reduzido os índices de crimes violentos na cidade.

Sobre o projeto de segurança pública, Paula afirmou tratar-se de um desafio engajar a população e as instituições públicas para colaborarem nas ações repressivas e preventivas. Segundo ela, “isso foi possível em função de um planejamento integrado e inteligente entre as forças policiais, que mensalmente se reúnem para discutir os resultados obtidos”, destacou a gestora.

PAULA participou de evento que reuniu governadores e prefeitos de municípios brasileiros

PAULA participou de evento que reuniu governadores e prefeitos de municípios brasileiros

A prefeita comentou ainda sobre as dificuldades econômicas enfrentadas pela maioria dos municípios brasileiros. Além do contingenciamento de recursos, os gestores municipais ainda precisam lidar com a proximidade do prazo final estipulado pelo Tribunal de Justiça para a quitação dos valores devidos em precatórios.

“É preciso atacar um problema sério do Brasil que é concentração de recursos em Brasília. Cada vez mais os municípios tem menos recursos e mais responsabilidades, mais exigências legais e mais controle e fiscalização”, disse Paula se referindo à cobrança dos precatórios.

A gestora lembrou ainda que os municípios têm até 2024 para quitar os valores devidos em processos judiciais e que, em função disso, precisam encontrar saídas no orçamento público para não prejudicarem a população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções