Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

GRANJA MUNICIPAL : Parque agrega parceiros

GRANJA MUNICIPAL : Parque agrega parceiros
24 abril
09:53 2015

Uma área com cerca de 70 hectares, localizada às margens do manancial do Santa Bárbara, que há mais de 30 anos nasceu como alternativa para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social e de produção de alimentos para as creches do Município, começa a ganhar a forma de um parque, uma nova área verde que a população pode visitar, conhecer sua biodiversidade privilegiada.

Esta é a Granja Municipal, sediada na avenida 25 de Julho, depois da BR-116, no limite entre o urbano e o rural, e que em breve começará a ser ocupada pela população e abrigará projetos que envolverão a comunidade.

Parque da Granja Municipal fica na Avenida 25 de Julho

Parque da Granja Municipal fica na Avenida 25 de Julho

Na tarde de quarta-feira, a vice-prefeita, Paula Mascarenhas conheceu as melhorias realizadas desde sua última visita, em outubro de 2013. Para ela é visível a qualificação realizada no espaço, pela equipe. “Aqui já tem o principal, que é a natureza, agora precisamos qualificar cada vez mais, fazer projetos, porque o espaço vai se consolidar com o apoio da população, que vai conhecer, valorizar e querer se apoderar de mais uma área verde de lazer”, afirmou, ao garantir o apoio da prefeitura.

A visita foi acompanhada por parte da equipe responsável pelo Piquenique Cultural, que foi conhecer o espaço, interessados em realizar uma edição do evento no local, já que o objetivo do projeto é a ocupação de espaços públicos da cidade, buscando envolver a comunidade. Os educadores ambientais do Piquenique, Fabiana Holz e Natanael Pires, dizem que o parque tem um grande potencial ambiental, com um rico ecossistema e possibilidades de valorização e aproximação das áreas verdes, integração da cidade e da colônia, já que está situado entre os dois, e étnico, com comunidades de várias origens e culturas, como quilombolas e alemães. Eles explicam que em espaços como aquele, podem ser feitos trabalhos para ajudar a desenvolver a percepção de preservação, trilhas ecológicas e interpretativas, além de entretenimento.

Organizadores do Piquenique Cultural cogitam realização de evento no local

Organizadores do Piquenique Cultural cogitam realização de evento no local

A TÉCNICA responsável pelo local, Jacira Porto, conta que a Granja Municipal nasceu no início dos anos 1980, no primeiro mandato de Bernardo de Souza. O local recebia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que no turno inverso da escola, aprendiam técnicas de produção e, juntamente com os servidores da prefeitura, forneciam alimentos – como hortaliças e carne de frango – para as creches municipais, já que na época não havia subsídio do Governo Federal para a merenda escolar. Os governantes seguintes mantiveram o projeto, incluindo a produção de rosas em estufas.

Com o passar dos anos o projeto acabou sendo esquecido, mas com a chegada do secretário Carlos Bento à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi gestada a proposta de transformar a Granja em um parque, que vem sendo desenvolvido desde então. Oitenta novas árvores frutíferas já foram plantadas, em um quintal orgânico, com o apoio da Embrapa – como uvas, romãs, laranjas, pêssegos, figos, amoras – que auxiliarão no trabalho de educação alimentar das crianças: “a ideia é que elas saibam de onde vêm os alimentos, como eles são plantados, cuidados e colhidos, que eles não nascem nos supermercados”, ilustra Jacira.

O projeto do Parque já conta com a parceria do Quintal Orgânico e do Roteiros Agroecológicos, ambos da Embrapa; Pedal Curticeira e Piquenique Cultural.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções