Diário da Manhã

segunda, 26 de outubro de 2020

Notícias

Categoria decide suspender greve e continuar pressionando pelas reivindicações

Categoria decide suspender greve e continuar pressionando pelas reivindicações
16 setembro
18:24 2013

Professores e funcionários de escola da rede estadual decidiram suspender a greve iniciada no dia 23 de agosto e continuar a pressão pelas reivindicações da categoria. A decisão foi tomada em Assembleia Geral realizada na tarde de sexta-feira 13, no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre.

O entendimento da categoria é de que as respostas do governo não atendem o conjunto da pauta da categoria. Ao se negar pagar o piso salarial como vencimento básico das carreiras, o governador Tarso Genro assume governar o Estado à margem da lei e que mentiu para a categoria e para a sociedade gaúcha quando, antes de ser eleito, afirmou que pagaria o piso para os educadores.

A greve desmascarou um governo que optou em atender os interesses da elite do Estado em detrimento das reivindicações dos trabalhadores. Um governo que, a exemplo do governo anterior, não teve constrangimentos em colocar a polícia para agredir trabalhadores. Aliás, como aconteceu com a lei do piso, antes de eleito, Tarso havia dito que a polícia não estaria entre o seu governo e os trabalhadores.

Diante da truculência do governo, a greve ganhou a simpatia da população e o amplo apoio dos estudantes, descontentes, sobretudo, com a reforma do ensino médio. Uma reforma com origem nos gabinetes do governo e não a partir de uma ampla e democrática discussão com a comunidade escolar.

Entre o conjunto de propostas aprovadas pela Assembleia Geral estão: o aprofundamento da relação com os estudantes, incentivando a sua organização e apoiando a recuperação de avaliações perdidas; retomar o debate sobre os próximos passos da mobilização, potencializando o saldo organizativo que ficou da greve; e organizar uma ampla avaliação das mobilizações ocorridas durante a greve.

Fonte: Cpers/Sindicato

Sobre o autor

Fernanda Flores

Fernanda Flores

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções

Seo wordpress plugin by www.seowizard.org.