Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Guarda Mirim realiza formatura de 75 novos guardas

Guarda Mirim realiza formatura de 75 novos guardas
19 dezembro
17:16 2013

Nesta terça-feira (18/12/13), no salão de eventos do Parque do Sesi, ocorreu a formatura da Guarda Mirim. Ao todo, 75 guardas mirins se graduaram sob o lema: “Responsabilidade, caráter e dignidade”. Na solenidade, 20 aspirantes receberam a tarja de Guarda Mirim, e 55 guardas do segundo ao sexto ano recebem insígnias de ano.

Houveram 75 jovens formados

Houveram 75 jovens formados

Conforme a vice-prefeita Paula Mascarenhas, a Guarda Municipal a cada ano se qualifica e capacita o seu efetivo, que está empenhado em zelar pelo patrimônio de Pelotas. “A Guarda Mirim forma crianças com valores humanos muito importantes para a transformação da cidade e de um mundo melhor”, destacou Paula.

Os guardas receberam insígnias de campo, destaque e méritos, e divisas. Além disso, autoridades, convidados e familiares foram reconhecidos pela participação e contribuição com a Guarda mirim.

Também estiveram presentes à formatura, a secretária de Justiça Social e Segurança (SJSS), Clesis Crochemore, o superintendente da Segurança, Romaldo Duarte, coordenadora da Guarda Mirim, Sandra Helena Gularte Tavares, a guarda municipal Nádia Helena Pinho, a corregedora da GM, Rosemeri Rodrigues, e a psicóloga Josiane Ott.

 “A Guarda Mirim forma crianças com valores humanos muito importantes para a transformação da cidade e de um mundo melhor” destacou a vice prefeita Paula

“A Guarda Mirim forma crianças com valores humanos muito importantes para a transformação da cidade e de um mundo melhor” destacou a vice prefeita Paula

O Projeto

O Projeto Guarda Mirim acolhe crianças com idades entre nove e 12 anos, estudantes da rede pública, e busca prepará-los para a preservação da cidade e o respeito à sociedade.

No primeiro ano, as crianças são “aspirantes” e participam de palestras diversas, como cidadania, preservação do patrimônio público, meio ambiente, conselho tutelar, e recebem noções domésticas, de primeiros socorros, prevenção de incêndios; fazem um ‘city tour’ e um acampamento. Após uma prova teórica de tudo que aprenderam durante o ano, formam-se e vestem a farda pela primeira vez.

A partir do segundo ano, eles são guardas mirins e têm, entre muitas funções, transmitir noções de cidadania em atividades comunitárias e institucionais. Além de participam de diversas campanhas e se inserirem em grupos de teatro e dança. Os grupos têm atividades uma vez por semana no turno inverso ao da escola.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções