Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Guarda Municipal conclui qualificação

Guarda Municipal conclui qualificação
10 março
08:35 2020

Efetivo da GM revisa, todos os anos, aspectos teóricos e práticos do ofício, a fim de garantir eficiência do serviço à população

Parte do efetivo da Guarda Municipal de Pelotas concluiu o Estágio de Qualificação Anual (EQP) promovido pela instituição anualmente, a fim de aprimorar a atuação da corporação. Em curso de 80 horas, são revistos tanto os aspectos teóricos quanto práticos do ofício, como defesa pessoal, fundamentos jurídicos da atividade policial, direitos humanos e armamento e tiro, sendo este fator condicionante à manutenção do porte de arma para os guardas.

A formação, elaborada pelo Departamento de Ensino da Secretaria de Segurança Pública (SSP), também visa ao resgate da autoestima dos profissionais, bem como à valorização dos servidores. Na terceira turma do estágio (todos os GMs passam por ele, cada ano), composto por 13 guardas, ainda foram vistos instruções de atendimento pré-hospitalar, técnicas de entrada em ambientes confinados e de buscas veicular e pessoal.

O curso está alinhado com a Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais e com o Livro Azul, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2019. A aplicação das disciplinas busca um nivelamento entre todos o efetivo que possui porte, de forma a garantir um serviço eficiente e eficaz.

Efetivo da GM revisa, todos os anos, aspectos teóricos e práticos do ofício

Efetivo da GM revisa, todos os anos, aspectos teóricos e práticos do ofício

Guarda Municipal

Neste ano, a instituição completou 30 anos de atuação em Pelotas. Atualmente, a Guarda Municipal é formada por 170 profissionais, sendo 24 mulheres e 146 homens. Recentemente, uma nova turma de guardas municipais passou pelo curso de formação, sob responsabilidade da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol).

Curso

Para a realização do estágio, a Guarda contou com a colaboração do comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Ernesto de Lima Gil, que emprestou a linha de tiro para a prática e do proprietário do Centro de Formação de Vigilantes Lameirão, Vagner Lameirão, e do presidente do Calibre 12 Leonense, Uilson Silveira, que cederam o estande de tiro para a atividade. Foram responsáveis pelas aulas Nelson André da Silva, Vagner Lameirão, Igor Bretanha, Giovane Rodrigues, Elton Dobke, Emerson da Rocha, Ricardo de Souza, Flavio dos Santos e Odyr da Rocha.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções