Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Hospital Escola realizou o NutriDia Brasil

13 março
09:09 2017

Na última quinta-feira durante todo o dia aconteceu o NutriDia Brasil no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Esta atividade integra o Nutrition Day, que é um projeto multicêntrico, iniciado na Europa em 2006 e que veio para o Brasil em 2009.

Ao todo são 14 profissionais envolvidos no HE: oito nutricionistas, dois médicos, um residente de nutrição e três alunos da graduação em nutrição.

A equipe visitou os leitos de 79 pacientes que estão internados nas Unidades de Clínica Médica, UTI Adulto e Rede de Urgência e Emergência para realizar a aplicação de questionários, cujos dados serão posteriormente analisados.

EQUIPE visitou pacientes na UTI e clínica médica

EQUIPE visitou pacientes na UTI e clínica médica

Os objetivos principais do NutriDia Brasil são aumentar o conhecimento do efeito da nutrição e alimentação no desfecho dos pacientes, assim como na utilização dos recursos da instituição e aumentar a consciência sobre as complicações relacionadas à desnutrição. A ideia básica do NutriDia Brasil é de que, em um único dia, tanto o paciente como o hospital sejam avaliados. O paciente deve informar sua história nutricional e como se encontra sua ingestão naquele dia. Da instituição, as informações serão a respeito de como manuseia os objetivos e cuidados nutricionais, assim como avaliar como foi a evolução daquele paciente avaliado durante o NutriDia Brasil 30 dias após ou 60 dias após, nos pacientes de UTI. Desta forma, não apenas se identifica o paciente desnutrido, mas também se tenta saber por que ele se desnutriu dentro do hospital, e o que acontecerá com este paciente 30 dias depois.

De acordo com a coordenadora do NutriDia Brasil, a médica Maria Cristina Gonzalez, a atividade é fundamental para conhecer melhor os cuidados nutricionais dos pacientes avaliados. “No Brasil quase metade dos pacientes hospitalizados tem desnutrição. O NutriDia Brasil possibilita que se identifique quais os recursos que o hospital disponibiliza para identificar e tratar estes pacientes”, destacou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções