Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

IFSul aplica teste Ielts nesta sexta-feira

28 novembro
17:26 2013

O teste de proficiência em língua inglesa IELTS, um dos mais usados por estudantes de todo o país para fazer intercâmbio, será aplicado pela primeira vez na região sul do estado. O Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSul) é o novo e único centro de aplicação do teste na região e aplica, nesta sexta-feira (29), a primeira prova.

Os 50 candidatos inscritos farão as provas nesta sexta-feira, das 16h às 20h e no sábado das 8h às 12h e das 13h às 18h, no câmpus Pelotas do IFSul. Segundo o reitor do IFSul, Marcelo Bender , a estratégia de internacionalização do IFSul prevê diversas ações e uma delas é a aplicação de testes de proficiência internacionais para atender grande número de pessoas que normalmente se deslocam para as capitais para fazerem este tipo de teste. Em 2014, outras provas poderão ser aplicadas em câmpus do IFSul do interior do Estado para atender o público destas regiões.

Em setembro, o reitor visitou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, o qual coordena a aplicação do CELP – BRAS, o teste de proficiência em língua portuguesa e o IFSul se prepara para a aplicação do mesmo a partir do ano que vem.

O resultado das provas pode ser utilizado pelos estudantes para ingressar, por exemplo, no Programa Ciência sem Fronteiras, conhecido por incentivar o intercâmbio através de bolsas concedidas pelo governo federal. Segundo a coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras do IFSul, atualmente há em torno de 50 candidatos para os novos editais do Programa.

O centro de aplicação dos testes na região sul é uma iniciativa do IFSul, através da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assint), em parceria com o Programa Inglês sem Fronteiras, criado pelo Ministério da Educação (Mec) e do Conselho Britânico, que é uma instituição pública do Reino Unido com intuito de difundir a língua inglesa e a cultura britânica

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções