Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Iniciativa do Pacto pela Paz é reconhecida nacionalmente

26 dezembro
08:07 2019

O estímulo ao protagonismo juvenil oportunizado pelo Start – projeto do Pacto Pelotas pela Paz – agora também é reconhecido nacionalmente. A iniciativa, que busca combater a violência no município através da capacitação de adolescentes ao mercado de trabalho, formou 310 jovens – destes, 40 já estão empregados. O modelo de Pelotas será conhecido em todo o Brasil graças à conquista do nono lugar do Prêmio de Inovação em Política Públicas para Juventude, organizado pela Secretaria Nacional da Juventude, que divulgou o resultado preliminar.

Além de receber o certificado, a iniciativa também passará a integrar a base virtual de dados do Centro de Documentação de Políticas de Juventude, tendo publicadas, pelo governo federal, suas experiências no âmbito do empoderamento juvenil e da prevenção à violência. Quarenta projetos de todo o país concorreram ao prêmio – entre os dez primeiros colocados, cinco são da Região Sul.

'PROJETO Start' preparou 310 adolescentes para o mercado de trabalho – destes, 40 já estão empregados

‘PROJETO Start’ preparou 310 adolescentes para o mercado de trabalho – destes, 40 já estão empregados

EXEMPLO PELOTENSE PARA O BRASIL

“Este reconhecimento mostra o quanto podemos incentivar e criar políticas públicas para os jovens sem gerar custos significativos aos cofres públicos. O Start, com quase dois anos de trajetória, já é um projeto consolidado que, agora, poderá ser replicado a nível nacional”, afirmou o idealizador da iniciativa, Pablo Salomão, lembrando que a experiência pelotense serviu como inspiração para o RS Seguro, programa de segurança pública do governo estadual.

O coordenador reforça que as centenas de adolescentes do Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano, Centro e Vila Princesa foram preparados para o mercado de trabalho, a partir de oficinas ministradas por profissionais do CIEE e das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação e Desporto, além de parcerias com voluntários.

Salomão salienta que, mais expressivo que o prêmio, é o retorno dado pelos adolescentes que colocam o Start em sua trajetória profissional e veem novas portas se abrir. “Vemos o reconhecimento no brilho do olhar e no sorriso de cada aluno. Isso é o principal”, defendeu.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções