Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Júlio César coloca Brasil nas quartas de final

Júlio César coloca Brasil nas quartas de final
28 junho
16:58 2014

Brasil avança após decisão nos pênaltis

É do Brasil a vaga nas quartas de final na Copa do Mundo. Depois de terminar os dois primeiros tempos regulamentares com empate em 1 a 1 com o Chile, e os dois tempos da prorrogação sem gols, a seleção brasileira levou a melhor na decisão por pênaltis.

Ainda assim, o jogo foi definido somente no último pênalti, quando o chileno Jara chutou na trave. Pelo Brasil marcaram David Luiz, Marcelo e Neymar. William e Hulk não conseguiram converter. Júlio Cesar pegou o primeiro pênalti do atacante Pnilla e o segundo, de Alexis Sánchez.

Em seguida, o meio-campista Aránguiz converteu, seguido de Marcelo Díaz, que também marcou. Por fim, o zagueiro Gonzalo Jara perdeu o gol.

O treinador Luis Felipe Scolari mostra toda a sua estrela quando anunciou que o goleiro Júlio César era o seu primeiro convocado. O goleiro – que era contestado por grande parte da imprensa do centro do país – foi o herói da partida.

O JOGO

A estatura da zaga chilena, tema que desagradou muito os defensores da “Roja”, foi abordado pelos jogadores do Brasil e do Chile antes da partida. E o primeiro gol do jogo saiu exatamente dessa forma. Neymar cobrou escanteio, Thiago Silva escorou e David Luiz, em disputa com Gonzalo Jara, marcou seu primeiro gol pela seleção (ainda que a Fifa tenha dado o gol ao brasileiro, o último toque para o gol foi do chileno).

A confiança do torcedor de Belo Horizonte só precisava desse gol para transformar o Mineirão em um caldeirão para os chilenos. Ainda que tivessem tido mais posse de bola no primeiro tempo, não ameaçaram muito o gol de Julio Cesar. O primeiro tempo terminou com 10 finalizações do Brasil contra quatro do Chile. O gol da “Roja” acabou sendo “doado” por Hulk.

No campo de defesa, próximo à área brasileira, o atacante recebeu arremesso lateral de Marcelo. Na devolução para David Luiz, Hulk tocou curto e foi interceptado por Vargas. O atacante achou Sánchez livre na área e o companheiro de Neymar no Barcelona só tocou para o gol, sem chances para Julio Cesar. O relógio marcava 32 minutos.

Até ali, o Brasil era dono do jogo, com algumas chances claras perdidas. Fred, bancado por Felipão até o último fio do bigode, foi muito mal e desperdiçou oportunidades que poderiam ter dado tranquilidade ao Brasil antes do intervalo. Numa chance, aos 39, o atacante tinha o gol livre e chutou por cima. Nem mesmo a ala cruzeirense, de quem é ídolo, o poupou.

Os erros de Hulk, também frequentes no primeiro tempo, despertaram os gritos de atleticanos por Bernard, campeão da Libertadores pelo time alvinegro. Felipão, como de costume, não deu ouvidos. Voltou dos vestiários com mesmos 11 titulares. Assim como Sampaoli.

Mudanças de Sampaoli

E um dos mais contestados da primeira etapa por pouco não “calou os críticos”.

Aos nove minutos, Hulk até mandou a bola para rede num chute de joelho após lançamento de Marcelo. Mas o atacante ajeitou a bola no braço e Howard Webb viu. Tanto que lhe deu cartão amarelo.

O segundo tempo começou bom para os chilenos, que mantiveram o controle da bola. Logo aos nove minutos, Sampaoli sacou Vargas e reforçou o meio campo com Gutiérrez. O setor já era o mais forte do Chile, que anulava Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar. Sem transição defesa-ataque, o Brasil só chegava ao ataque com algum perigo à base do chute longo.

O Chile, como nos seus jogos na primeira fase, manteve uma intensidade impressionante na marcação. Superaram a baixa estatura de time de menor média de altura da Copa com muita entrega. Como carrapatos, não deixaram os brasileiros criarem muito. Felipão tentou mudar com as entradas de Jô e Ramires nos lugares de Fred e Fernandinho, mas demorou para fazer efeito.

O Chile só não virou o jogo por conta de um milagre de Julio Cesar aos 19 minutos em chute à queima roupa de Aránguiz. Já no final do tempo normal, em chute de Hulk, Bravo também fez uma defesa providencial. E os 90 minutos ficaram na igualdade.

Hino de novo

Para tentar incentivar o time, o intervalo até o início da prorrogação teve mais uma vez a torcida entoando o hino nacional. Não adiantou muito. O time criou pouco e teve com Hulk, num chute de fora da área, a sua melhor chance na primeira metade dos 30 minutos extras. Bravo defendeu no canto o chute do atacante.

No segundo tempo da prorrogação, Willian entrou no lugar de Oscar. Mas o destino do primeiro jogo mata-mata da Copa de 2014 era uma decisão por pênaltis. A última do Brasil havia sido na semifinal da Copa de 1998, contra a Holanda, em Marselha.

Pinilla, com um chute no travessão nos acréscimos, tentou mudar esse destino. Coração na boca de brasileiros e chilenos. Coração que ficou ali até os pênaltis.

 

FICHA TÉCNICA – BRASIL 1 x 1 CHILE

Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: 28 de junho de 2014, sábado

Horário: 13h (Horário de Brasília)

Árbitro: Howard Webb (ING)

Assistentes: Michael Mullarkey e Darren Cann (ambos ingleses)

Gols: David Luiz, aos 18, e Alexis Sanchez, aos 32 minutos do 1º tempo.

Cartões Amarelos: Hulk, Luiz Gustavo, Daniel Alves (BRA); Mena, Francisco Silva e Pinilla (CHI)

Público: 57.714 mil presentes.

Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires, aos 27 do 2º tempo) e Oscar (Willian, no intervalo do 1º tempo da prorrogação); Hulk, Neymar e Fred (Jô, aos 18 do 2º tempo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Chile: Bravo; Silva, Medel (3 do 2º tempo da prorrogação) e Jara; Isla, Aránguiz, Díazm Vidal (Pinilla, aos 42 do 2º tempo) e Mena; Vargas (Gutiérrez, aos 11 do 2º tempo) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Fotos: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções