Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

LANCEIROS NEGROS : História e cultura negra

LANCEIROS NEGROS : História e cultura negra
17 setembro
08:52 2019

Nesta terça, 4ª edição de “Lanceiros negros, sua história através dos tempos!”

Neste ano, a “Cooper Arte, artes e ações integradas”, conforme divulga o artista visual e quadrinista Jonas Fernando Martins Santos, já participou de eventos como: Feira das Etnias na Semana da Cultura de Piratini; Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul (IV COPENE SUL) em Jaguarão; Semana Acadêmica da Geografia na UFPel; 2ª Semana Africana de Pelotas; 8 ° Encontro de Arte Educação de Pedro Osório; Encontro de Arte e Cultura Negra no Colégio Pelotense; Mostra Coreográfica e Pedagógica de Dança Negra; Mostra Artística e Cultural no Fica Ahí. Com o objetivo de valorizar a criação artística de autores negros/as, o coletivo regularmente promove mostras, palestras e oficinas. Nesta terça, mais uma atividade do grupo. No Campus 2 do ICH/UFPel – rua Alm. Barroso 1.202 -, acontecerá a quarta edição de “Lanceiros negros, sua história através dos tempos!”. Haverá mostra, palestra e feira.

Jonas Fernando divulga

Jonas Fernando divulga

PROGRAMAÇÃO – Pela manhã, atividades das 8h30min às 11h30min, e à tarde das 13h30min às 17h. Jonas acrescenta: “’Lanceiros negros, sua história através dos tempos!’, é um evento onde serão apresentados um percurso sobre arte e cultura negra,  exposição de obras de artistas locais, e uma feira de arte e artesanato. No início do evento teremos uma breve explanação sobre os Lanceiros Negros, que foram assassinados no dia 14 de novembro de 1844, e o contexto da Revolução Farroupilha. O evento contará com as mesmas atividades desenvolvidas nos dois turnos, manhã e tarde para que todos possam aproveitar. Na ocasião, bate papo sobre a arte e a cultura no atual momento politico no país. Organizado pelo ‘Cooper Arte, artes e ações integradas’, uma iniciativa de artes cooperadas entre si, que conta com aproximadamente cinquenta pessoas cadastradas, e é geradora de muitos postos de trabalhos em momentos pontuais, bem como viabiliza encaminhamentos aonde quer que a demanda esteja”.

Mostra e feira com prints, livros, revistas e artesanato

Mostra e feira com prints, livros, revistas e artesanato

TRAIÇÃO – Os “Lanceiros Negros” foram recrutados, entre escravos, para lutar em defesa dos proprietários rurais na decantada Revolução Farroupilha. Em 1844, nos estertores do conflito entre fazendeiros e forças do império, os “lanceiros” foram traídos pelo líder farroupilha David Canabarro (1796/1867). Para evitar a libertação dos negros, o que prejudicaria a economia do período, os “lanceiros” foram desarmados pelos farroupilhas. Surpreendidos pelos imperiais no cerro de Porongos, atual município de Pinheiro Machado, houve o massacre que ainda é pouco abordado e debatido nas escolas e historiografia. (C0G0Y)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções