Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Mais de 800 pessoas fazem teste rápido de hepatite no Largo do Mercado

Mais de 800 pessoas fazem teste rápido de hepatite no Largo do Mercado
28 julho
18:13 2017

Iniciativa da SMS em parceria com a UFPel ocorreu nesta sexta-feira, Dia Mundial das Hepatites Virais

Mais de 800 pessoas fizeram gratuitamente o teste rápido de hepatite C, nesta sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. O evento realizado das 9h às 17h, no largo Edmar Fetter (Mercado Central), resultou de uma parceria da Secretaria de Saúde (SMS) com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Assistente social do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, Maria Alice Rodrigues disse que a adesão das pessoas tem aumentado a cada ano. “Em geral, menos de 2% dos testes positivam para a doença”, informou José Ricardo Wurdig Fonseca, do mesmo setor da Secretaria.

A médica Maria Augusta Lang de Carli, que atua no ambulatório de gastroenterologia da Faculdade de Medicina (Famed/UFPel), era uma das pessoas que fazia a entrega dos resultados dos testes. “Mesmo quando o resultado dá negativo, é muito importante alertar para que continuem se cuidando para não contrair o vírus”, disse.

Entre as orientações básicas de prevenção estão o uso de preservativos nas relações sexuais; ao fazer manicure em um salão de beleza, se assegurar que o material utilizado tenha sido esterilizado ou levar seu próprio alicate; ao fazer uma tatuagem, ficar atento às medidas de higiene, como agulhas descartáveis e material esterilizado; sempre fazer uso de seringas descartáveis.

O evento realizado das 9h às 17h, no largo Edmar Fetter (Mercado Central), resultou de uma parceria da Secretaria de Saúde (SMS) com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento realizado das 9h às 17h, no largo Edmar Fetter (Mercado Central), resultou de uma parceria da Secretaria de Saúde (SMS) com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Dona Nelly Vilella Cavalcanti, de 86 anos, passava pelo local quando a longa fila de espera chamou sua atenção. Fez o teste rápida e saiu tranquila, com o resultado negativo. Moradora da Balsa, conta que sempre aproveita quando são oferecidos exames, vacinas e testes gratuitos. “Outro dia fiz o teste de glicose”, contou.
Na parte da manhã, também foram disponibilizadas vacinas contra a hepatite B, mas quando aumentou o calor o serviço foi suspenso, já que as vacinas podiam estragar. O evento contou com servidores do SMS, inclusive apoio da equipe do Consultório na Rua na distribuição de panfletos informativos; e de acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem e professores da Gastroenterologia, da UFPel.

Na segunda-feira (31), haverá um um curso de atualização em Hepatites Virais voltado aos servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao longo de todo mês de julho, a SMS procurou estimular nos postos de saúde as atividades (testagens e informações) voltadas às hepatites.

Saiba mais

Em 2016, foram registrados 218 casos de hepatites no município.

No mesmo ano, foram realizados 6.806 testes rápidos de hepatite B e 7.869 de hepatite C.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções