Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Mais Médicos para Pelotas: Sete médicos cubanos ja estão na cidade

Mais Médicos para Pelotas: Sete médicos cubanos ja estão na cidade
03 novembro
17:06 2013
Médicos Cubanos Pelotas 05

O grupo de médicos cubanos foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Leite no Salão Nobre da Prefeitura Foto: Rafa Marin

O prefeito Eduardo Leite, a vice Paula Mascarenhas e equipe da Secretaria de Saúde (SMS) recepcionaram, na tarde de sexta-feira (1º/11/), no salão nobre do Paço Municipal, outros sete médicos que chegam a Pelotas para integrar as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município. A contratação dos médicos, todos cubanos, é viabilizada pelo programa Mais Médicos para o Brasil, do governo federal. “Sejam muito bem-vindos à nossa terra, que os acolhe com muito carinho e muita expectativa”, disse o prefeito, que saudou os estrangeiros em espanhol, enquanto fazia a entrega de doces de Pelotas.

Com a inserção destes profissionais serão implantadas outras seis equipes de ESF, ampliando a cobertura dos atuais 55% da população de Pelotas para 62,8%. Para compor as novas equipes, a prefeitura deve contratar, em breve, até 28 novos agentes comunitários de saúde (ACSs).

Eduardo elencou as diversas ações que estão em andamento no Município, na área da saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bento, cujas obras devem ter início ainda este mês. “A vinda de vocês é uma motivação para a nossa equipe, que tem por filosofia a busca de um atendimento mais digno para a nossa população”, comentou o prefeito.

“Somos muito gratos a vocês, que deixaram seu país para somar junto com as nossas equipes, para juntos fazermos uma saúde cada vez melhor para Pelotas”, disse a secretária Arita Bergmann.

Eduardo, Paula, Arita, a superintendente Ana Costa, a supervisora da ESF Lisiane Matte, o coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Milton Martins, entre outras pessoas que integram a SMS, fizeram a entrega dos jalecos, simbolizando o início do trabalhos dos novos médicos.

          Os profissionais cubanos que acabam de ingressar no sistema público de saúde de Pelotas:

  • Noel Marzo Lores
  • Noalvis Noblet Baró
  • Niurka Sablon Carmenate
  • Odalis Toledo Luzardo
  • Olivia Parada Rondón
  • Omaris Yelina Elizardi Jimenez
  • Onelia de lãs Mercedes Peres Hernandez

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções