Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Massagem para gestantes aumenta bem-estar e reduz inchaço das pernas

Massagem para gestantes aumenta bem-estar e reduz inchaço das pernas
26 julho
17:41 2019

Esteticista das celebridades adapta técnicas para que futuras mães possam aproveitar período sem incômodos

Tomar bastante água e evitar roupas e sapatos apertados estão no manual de qualquer grávida que quer driblar desconfortos como o inchaço, causado pela retenção de líquidos nos membros inferiores do corpo. Mas, além das pequenas atitudes, as futuras mamães também podem combater os incômodos – inclusive as dores nas costas – com massagens.

A alternativa também serve para desinchar, eliminar toxinas e até reduzir celulites. A esteticista dos famosos e mãe de dois filhos, Renata França, adaptou duas de suas técnicas para o bem-estar das gestantes: a Drenagem Linfática, que reúne manobras diferenciadas, e a Miracle Touch, lipoescultura manual que une técnicas das massagens Modeladora e Drenagem Linfática.

Segundo Renata, os movimentos são feitos na pressão, no ritmo e no bombeamento exatos, não ocasionando hiperemias (aumento do fluxo sanguíneo) em nenhuma parte do corpo da gestante. Para aumentar os benefícios de cada procedimento e prolongar a sensação de bem-estar, é indicado que as massagens sejam realizadas, pelo menos, duas vezes por semana.

No caso da Drenagem Linfática, o procedimento combate, principalmente, a retenção de líquidos, um incômodo muito comum entre as gestantes. A técnica age nas camadas mais profundas da pele, reduzindo edemas e celulites e ajudando o corpo a eliminar toxinas.

Enquanto isso, a Miracle Touch para gestantes é composta por 20 manobras e tem como objetivo uniformizar a textura da pele, definir os músculos, desinchar, diminuir medidas e afinar pernas, braços e cintura. A massagem dura cerca de uma hora em uma posição confortável para a grávida. Os resultados podem ser vistos já nos primeiros minutos do procedimento e duram entre 2 e 3 dias, de acordo com cada organismo.

As massagens podem ser realizadas em qualquer momento do período gestacional – as contraindicações variam de acordo com a situação de cada gestante. De maneira geral, mulheres com processos infecciosos e/ou inflamatórios, febre e trombose não devem realizar as massagens. Além disso, a prática segura do método requer o exercício por um profissional capacitado e seguindo as orientações do médico que está acompanhando a gravidez.

Manter atividades físicas leves, uma boa alimentação e evitar ficar em pé por muito tempo também são dicas para se livrar de incômodos – a dor nas costas, por exemplo, atinge mais de dois terços das gestantes¹.  A Drenagem Linfática, Miracle Touch e Miracle Face ainda podem ser realizadas durante o pós-parto, quando muitas mulheres sentem costas e pernas inchadas. É importante ressaltar que a massagem não deve ser aplicada diretamente na barriga.

“A gravidez é uma das fases mais lindas da vida de uma mulher, mas é acompanhada de muitas mudanças no corpo. A boa notícia é que existem formas de atravessar a fase de uma maneira mais suave. Costumo dizer que a Drenagem Linfática é a massagem da grávida. Não tem nada melhor na vida”, afirma Renata. “Além da sensação de bem-estar, a massagem reduz o inchaço, celulites e melhora a textura da pele. Tudo isso a partir da primeira sessão”, destaca.

Renata ainda compartilha uma dica de autocuidado para grávidas: “No fim do dia, as mulheres podem se deitar e posicionar as pernas acima da altura do coração”. A técnica simples promete desinchar e aliviar a sensação de peso das futuras mamães.

O Método Renata França está presente em cerca de 30 países e já capacitou mais de 7 mil pupilas, que podem ser encontradas pelo site www.sparenatafranca.com, na área “Encontre sua Terapeuta”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções