Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

MERCADO DAS PULGAS : Séries com arte näif no Dia do Patrimônio

14 agosto
08:47 2018

Por Carlos Cogoy

Manoel Magalhães estará expondo semanalmente no Mercado

Manoel Magalhães estará expondo semanalmente no Mercado

Exposição no espaço “Corredor Arte” do Hospital Escola da UFPel, permanente divulgação e comercialização de obras artísticas nas redes sociais. Dedicando-se à pintura desde o fim dos anos noventa, o jornalista e escritor pelotense Manoel Magalhães, está divulgando a chegada ao Mercado das Pulgas, que acontece aos sábados no Mercado Público. No local, semanalmente, ele estará em contato com os visitantes e turistas. A ideia é expor telas – elaboradas através da técnica näif -, que apresentam algumas das suas inúmeras séries temáticas. A primeira participação no largo do Mercado, informa Manoel, acontecerá no próximo sábado, quando estará sendo realizada a intensa programação do Dia do Patrimônio. Ele acrescenta: “Havia a vontade de participar da Feira da Pulga. O impulso para isso surgiu em função da comemoração do Dia do Patrimônio de Pelotas, que acontece no próximo fim de semana. Além disso, pretendo participar da feira regularmente, mostrando apenas a produção do ateliê, como forma de divulgação do trabalho”.

PRIMITIVO – A principal influência na sua criação pictórica, diz Manoel, foi da artista Carmen Garrez. Ela é considerada, na arte gaúcha, como a primeira pintora que se dedica à arte näif. E Manoel recorda da primeira mostra “No tempo das charqueadas” em 2010: “Em dezoito trabalhos, na técnica acrílica sobre tela, em tamanhos variados, retratei a época de ouro de Pelotas, período em que a atividade saladeril era a fonte de riqueza do pelotense. O trabalho, entretanto, não desejava  mostrar a opulência de Pelotas, mas revelar, mercê de pinceladas ingênuas e primitivas, o sonho de espiritualização dos negros, numa clara evocação ao sincretismo religioso, cujo intento era escapar da opressão do branco escravocrata”.

Mercado Central em acrílico sobre tela na série “Recantos de Pelotas”

Mercado Central em acrílico sobre tela na série “Recantos de Pelotas”

SÉRIES – Em quase dez anos, Manoel foi definindo seu estilo e variando temas. O resultado é que suas telas têm sido levadas para diferentes Estados do País, e também já chegaram ao exterior. Ele menciona: “Os primeiros trabalhos foram dedicados a relatar de forma visual a atividade saladeril de Pelotas. Com o tempo foram surgindo outras fases, como a ‘Campesina’, e ‘Aparições’. Esta evocando o universo angelical. Diante da inquietação criativa, também enveredei a outros universos. Assim, desenvolvi série dedicada ao escritor pelotense João Simões Lopes Neto, ressaltando seus personagens, e o universo criativo. Paralelamente, dediquei-me à fase ‘Recantos de Pelotas’, retratando  os prédios históricos da cidade, como o Mercado Central e a Fonte das Nereidas. Nesse meio tempo surgiu a vontade de interferir na produção dos grandes mestres da pintura universal. Na série ‘Visitando os Clássicos’, onde busco a essência do já consagrado por Chagal, Van Gogh, Tarsila do Amaral, Edward Hopper, Fernando Botero, Frida Kahlo, Salvador Dali, Di Cavalcanti, Amadeu Modigliani,  Gauguin, Diego Rivera, Gustav Klimt,  Tamara de Lempicka, Magrite e Pablo Picasso”. No repertório do artista também a série “Pelotas no detalhe”, que destaca aspectos do casario.

LEITORAS é série cujas telas, estarão em exposição na galeria de arte Gerd Bornheim em Caxias do Sul. Conforme Manoel, a mostra será paralela à programação da Feira do Livro em 2019.

 

            CONTATO com o artista nos fones: 3222.9298; 9 9966.7303. O ateliê está situado à rua Uruguai 1.078. E-mail: [email protected]. Facebook: https://www.facebook.com/manoel.magalhaes

Manoel Magalhães arte Näif 4

Manoel Magalhães arte Näif 2

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções