Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Miriam visita sede da Cosulati para debater oportunidades de negócio com a China

Miriam visita sede da Cosulati para debater oportunidades de negócio com a China
13 dezembro
17:12 2013

Miriam esteve na manhã desta sexta-feira na sede da Cooperativa Sul-Riograndense de Laticínios (Cosulati), em Pelotas. A visita foi um desdobramento da viagem que a deputada fez no início do mês para a China, na comitiva do governador Tarso Genro.

“Uma das coisas que mais observamos na China é o interesse por alimento. E entre os produtos que eles mais querem está o leite em pó. Por isso a visita, para que possamos dar este retorno para a cooperativa e articularmos uma forma de inserir a Cosulati no mercado de exportação para a China”, explica Miriam.

De acordo com o presidente da Cosulati, Arno Kopereck, hoje a cooperativa possui capacidade de receber e processar, diariamente, até 1 milhão de litros de leite. Hoje, cerca de 80% de tudo que é processado na planta é transformado em leite em pó. O restante é vendido em forma de leite pasteurizado, leite UHT, iogurtes, manteigas, queijos, entre outros derivados.

“A Cosulati vive um momento de afirmação e expansão para outros mercados. Hoje vendemos leite em pó para o nordeste, temos inclusive um centro de distribuição na Bahia. E além da área de laticínios, há também o frigorífico de aves, em Morro Redondo, com capacidade de abater até 25 mil aves por dia e também a unidade de rações e cereais em Canguçu”, explica o superintendente da Cosulati, Raul Amaral.

Durante a reunião com Kopereck e Amaral, Miriam falou sobre as oportunidades de negócio que surgiram após a viagem.

“O governo planeja para maio a recepção de uma comitiva chinesa no Estado. Por isso é importante que a gente comece desde já a preparar a apresentação dos nossos produtos e da eficiência logística que a Cosulati possui, pela proximidade que há com o porto de Rio Grande, para podermos vender os nossos produtos para os chineses”, afirmou Miriam.

Para Kopereck, a viagem foi uma forma de mostrar o potencial do RS para os chineses.

“A partir do Governo Lula, o Brasil passou a ser visto pelo mundo todo. Hoje eles querem comprar de nós, e o desafio é não vendermos mais apenas matéria-prima, mas também produtos industrializados. Essa missão foi muito importante pois mostrou o nosso potencial de crescimento”, avaliou o presidente da cooperativa.

Nas próximas semanas o trabalho entre a cooperativa e a assessoria da parlamentar devem continuar, a fim de elaborar um relatório completo para ser apresentado em maio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções