Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Monumento em homenagem a Narciso Silva é inaugurado

Monumento em homenagem a Narciso Silva é inaugurado
29 março
09:30 2015
O busto de Narciso Silva agora faz parte da avenida principal de Capão do Leão

O busto de Narciso Silva agora faz parte da avenida principal de Capão do Leão

A avenida principal do município de Capão do Leão é batizada com o nome de Narciso Silva. No último sábado (28) seus descendentes prestaram uma série de homenagens ao patriarca da Família Silva. As festividades culminaram com a inauguração de um monumento e busto com a figura de Narciso Silva.

Nascido no Herval (RS) em 18 de março de 1871, Narciso Silva foi proprietário de armazém e era considerado o médico da comunidade. Filantropo, era procurado dia e noite para acudir enfermos. Era Maçom e Espírita e um homem bastante engajado em causas políticas. Em uma de suas ações memoráveis, autorizou a derrubada da ponte de Piratini, para que os adversários vindos de Bagé, não impedissem a posse de Zeca Neto em Pelotas.

Na visita do então presidente Getúlio Vargas a Pelotas, Narciso Silva representando o então 4º Distrito (Capão do Leão) discursou do peristilo do Grande Hotel de Pelotas, sobre as dificuldades que a população atravessava. Narciso Silva faleceu em Pelotas no dia 17 de julho de 1949.

DIA DE HOMENAGENS

Durante o sábado (28) os membros da Família Silva em Capão do Leão e Pelotas, e outros vindos de diversas regiões do estado, participaram de homenagens ao patriarca. Pela manhã houve visita aos lugares onde viveu Narciso. Ao meio dia, um almoço do CTG Tropeiros do Sul serviu para apresentações dos ramos da família.

A inauguração do busto de Narciso Silva, na avenida que leva seu nome, em frente à Prefeitura Municipal por um lado da avenida e em frente a sua residência (pelo outro lado), foi o ápice das comemorações. A obra foi confeccionada pela escultora Luciane Corrêa. Ao pé do monumento foi enterrada uma cápsula do tempo, com textos, objetos históricos da família e uma edição do jornal Diário da Manhã.

Vicente Sacco Netto discursou na solenidade em homenagem ao seu avô

Vicente Sacco Netto discursou na solenidade em homenagem ao seu avô

Participaram do evento o vice-prefeito do Capão do Leão, Dr. Edson Ramalho, vereadores e autoridades de Capão do Leão. Representando Pelotas, esteve o presidente do IHGPel (Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas), Gilberto Demari Alves.

Cápsula do tempo daqui a 56 anos. Edição do DM está entre os itens históricos

Cápsula do tempo será aberta daqui a 56 anos. Edição do DM está entre os itens históricos

O compromisso dos herdeiros é de abrir a cápsula no ano de 2071, quando será celebrado o bicentenário do nascimento de Narciso Silva.

Por Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções