Diário da Manhã

quinta, 05 de dezembro de 2019

Notícias

MOSTRAROB 2019 : Exposição no IFSul completa cinco anos

MOSTRAROB 2019 : Exposição no IFSul completa cinco anos
05 agosto
08:40 2019

Há cinco anos, a Mostrarob deixava para trás o rótulo de evento voltado exclusivamente a competições de robótica para ganhar corpo e atingir o nível em que hoje se encontra: uma mostra nacional de educação, ciência e tecnologia, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. E a grande guinada está diretamente relacionada à criação, em 2014, de um espaço destinado à exposição de projetos de pesquisa, que atualmente vão desde ciências da natureza à mecatrônica e eletroeletrônica.

“Lá no início de tudo, em 2011, chamávamos o evento de Desafio de Robótica. O novo nome, Mostrarob, passou, então, a simbolizar a intenção da equipe: promover a mostra de projetos de pesquisa e competições de robótica em um mesmo evento, proporcionando aos estudantes oriundos das mais diversas áreas, independente de humanas ou exatas, interagir, trocar informações e expandir seus horizontes”, conta Luiz Otávio Victória, integrante da comissão organizadora da Mostrarob.

JUNTO com as competições de robótica, atividade vem contribuindo para o crescimento do evento

JUNTO com as competições de robótica, atividade vem contribuindo para o crescimento do evento

Em 2014, mais um passo importante foi dado. Pela primeira vez, abria-se também espaço para a exposição de projetos de pesquisa, que, na época, focavam apenas em estudos que envolviam tecnologia. A iniciativa foi batizada inicialmente de Mostra de Ciência e Tecnologia, hoje renomeada para categoria Exposição Técnico-científica, cujo objetivo é receber representantes das mais diversas áreas do conhecimento, proporcionando a estudantes de escolas públicas e privadas expor seus projetos, primando sempre pelo rigor metodológico da proposta.

Para a edição 2019 da Mostrarob, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de setembro, no câmpus Pelotas, a categoria Exposição Técnico-científica está ainda mais turbinada. Os projetos poderão ser inscritos em três grupos diferentes – ensino fundamental, médio e/ou técnico, e superior e pós-graduação -, contabilizando 12 áreas do conhecimento. Os organizadores ressaltam que os projetos integrantes dessa categoria não precisam ser vinculados à robótica ou quaisquer áreas tecnológicas.

“Isso causa um certo estranhamento em um primeiro momento a algumas pessoas, principalmente devido ao nome do evento, mas a busca é justamente por promover um evento no qual inúmeras áreas interajam. Assim, há vários formatos de evento dentro de um. Agregar cada vez mais áreas do conhecimento sempre foi nossa busca. Acreditamos que é por meio desta interação multidisciplinar que se formam os profissionais mais completos”, explica Victória.

A Mostrarob 2019 contará, ao todo, com sete categorias, duas específicas para a Exposição Técnico-científica e cinco destinadas a competições de robótica.

As inscrições vão até 12 de agosto pelo site http://www.mostrarob.com/inscricoes.html. Regulamentos e demais informações estão no site oficial da Mostrarob (http://www.mostrarob.com/) . Podem participar do evento estudantes ligados a instituições das redes pública e privada do Brasil e do exterior, sejam elas de educação básica (a partir do 6º ano), profissionalizante ou não, bem como de ensino superior e pós-graduação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções