Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

MOVIMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO LARANJAL SE FORTALECE

MOVIMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO LARANJAL SE FORTALECE
23 novembro
14:07 2014

Audiência Pública na Câmara, nesta segunda-feira (24), terá representantes de municípios já emancipados

Emancipados de Pelotas, vários municípios vivem diferentes realidades. Para conhecer a situação em que se encontram e saber se vale a pena seguir o exemplo, o vereador Marcus Cunha (PDT) decidiu realizar audiência pública que esclareça melhor a comunidade do Bairro Laranjal, que vem debatendo ao longo deste ano a possibilidade de emancipação. A audiência será nesta segunda-feira, 24 de novembro, às 19h, no plenário do Legislativo.

“Queremos ouvir as experiências de cidades como Arroio do Padre, Turuçu, Capão do Leão e Morro Redondo”, explica o parlamentar. Na justificativa do pedido de audiência pública, Marcus Cunha afirma que “o descaso do Poder Executivo com o Bairro Laranjal é um dos motivos que leva os moradores a buscar a emancipação”.

Um exemplo de emancipação que deu certo é o do município de Arroio do Padre. Em 2006, a nova cidade foi a única da Zona Sul entre os cem melhores municípios do Brasil quanto ao Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS), avaliação elaborada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Arroio do Padre obteve a 21ª colocação entre as cidades gaúchas e 71ª no país. Na média geral calculada pela CNM, entre os anos de 2002 e 2011, que buscou os 30 municípios do país que obtiveram as melhores médias do IRFS, Arroio do Padre ficou em 10º lugar.

Na última sexta-feira, confirmaram presença os prefeitos de Arroio do Padre e Morro Redondo. Do Capão do Leão estará presente o chefe da Defesa Civil, Francisco Adilson, que foi um dos líderes do movimento emancipacionista e também representante da primeira Câmara Municipal. Também foram convidados o ex-prefeito de Pelotas, Irajá Rodrigues, representantes do Movimento de Emancipação do Laranjal (MEL), da Associação de Moradores do Barro Duro e da Colônia Z3.

IMG_9267OBJETIVO – De acordo com o presidente do MEL, advogado Cláudio Amaral, o objetivo do movimento emancipacionista é bem diferente do que tem sido apregoado na imprensa e nas redes sociais. “As pessoas acham que queremos criar duas Coréias, do norte e do sul, mas não é nada disso. Assim como os municípios do Norte do Rio Grande do Sul se dividiram para receber mais cotas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), nós também acreditamos que ao criar mais um município aqui, vamos somar recursos para a região”, afirma o advogado. “Quanto mais recursos federais e estaduais tivermos, melhor”.

Ao mesmo tempo, ele lembra que a Prefeitura começa a se mobilizar para deixar o Laranjal pronto para a temporada de veraneio. “Mas os moradores do bairro querem ter esgoto limpo, iluminação pública, transporte coletivo que circule no horário, durante todo o ano”.

A audiência na Câmara de Vereadores é aberta ao público.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções