Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Município aguarda máquinas para Programa de Piscicultura

Município aguarda máquinas para Programa de Piscicultura
03 abril
08:39 2019

Pelotas aguarda a vez para usufruir os benefícios da utilização de maquinário do Consórcio Público Extremo Sul. Sete máquinas devem ser disponibilizadas até o final do mês ao Município.

A  Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), direcionará o trabalho para a abertura de 20 açudes na colônia, cujos projetos já estão licenciados, que servirão à piscicultura e à irrigação.

Na manhã de ontem, a prefeita Paula Mascarenhas recebeu representantes do Consórcio e o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, inteirando-se à política de distribuição do maquinário entre os municípios consorciados e ao planejamento da SDR para utilização dos equipamentos.

TRABALHO será realizado em parceria com Consórcio Público do Extremo Sul

TRABALHO será realizado em parceria com Consórcio Público do Extremo Sul

“O Consórcio é uma parceria que só tem a trazer bons resultados, viabilizando aos municípios as respostas esperadas pela população com agilidade. A ideia é mantê-lo e ampliá-lo na região”, afirmou a prefeita.

O QUE É O CONSÓRCIO?

O Consórcio Público do Extremo Sul surgiu entre cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e conta com convênio do Governo do Estado em relação ao parque de máquinas. Sete municípios são consorciados: Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pedras Altas, Cerrito e Pedro Osório. Os equipamentos são destinados às localidades de forma rotativa.

“Está planejada a abertura de 20 açudes para piscicultura e irrigação, com a meta de produção intensiva de peixes para comercialização, significando mais uma alternativa de renda, e aumento da produtividade das lavouras, especialmente de hortifrutigranjeiros”, salientou Seidel.

O secretário enfatizou que a abertura de açudes marcará o início do Programa de Piscicultura e que, com o decorrer do tempo, será desencadeada a organização da cadeia produtiva, envolvendo o ramo de agroindústrias.

Dos sete municípios consorciados, Pelotas é o último que receberá as máquinas nesta primeira fase e o primeiro a tê-las na segunda etapa.

 

Estiveram na visita à prefeita o presidente do Consórcio, prefeito de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues; o secretário executivo Daizon Stoquetti; o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel; o prefeito de Pedro Osório, Moacir Otílio Alves; o representante da Secretaria da Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, João Carlos Caldeira; o diretor de Desenvolvimento Rural de Pedro Osório, Lauri Centeno; e o engenheiro-agrônomo da Azonasul, Jorge da Rosa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções