Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Município forma mais guardas mirins

Município forma mais guardas mirins
16 dezembro
17:49 2013

Nesta terça-feira (17/11/2013), às 18h, no Salão de Eventos do Parque do Sesi, acontece a formatura de mais uma turma da Guarda Mirim. Na solenidade, 20 aspirantes receberão a tarja de Guarda Mirim, e 55 guardas do segundo ao sexto ano recebem insígnias de ano.

Os guardas receberão insígnias de campo, destaque e méritos, e divisas. Autoridades, convidados e familiares participarão do evento.

O Projeto

O Projeto Guarda Mirim acolhe crianças com idades entre nove e 12 anos, estudantes da rede pública, e busca prepará-los para a preservação da cidade e o respeito à sociedade.

No primeiro ano, as crianças são “aspirantes” e participam de palestras diversas, como cidadania, preservação do patrimônio público, meio ambiente, conselho tutelar, e recebem noções domésticas, de primeiros socorros, prevenção de incêndios; fazem um ‘city tour’ e um acampamento. Após uma prova teórica de tudo que aprenderam durante o ano, formam-se e vestem a farda pela primeira vez.

A partir do segundo ano, eles são guardas mirins e têm, entre muitas funções, transmitir noções de cidadania em atividades comunitárias e institucionais. Além de participam de diversas campanhas e se inserirem em grupos de teatro e dança.

Os grupos têm atividades uma vez por semana no turno inverso ao da escola.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções