Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Nível de água na Lagoa começa a baixar

Nível de água na Lagoa começa a baixar
27 outubro
09:41 2016

O nível da água da Lagoa dos Patos começou a baixar na manhã de ontem, e os riscos de inundações diminuem neste momento. O acesso ao Pontal da Barra já está normalizado, e a estrada trafegável. No entanto o estado de alerta permanece, principalmente no Laranjal e na Colônia Z3.

O representante da Defesa Civil, Paulo Darci dos Santos, informa que as águas estão baixando rapidamente, amenizando a situação: “o nível da Lagoa que chegou a 1,55m na tarde de terça (25). Hoje pela manhã estava na altura de 1,35m”. O vento nordeste – que agrava a situação, pois represa a água na Lagoa – passou para noroeste o que ajuda no escoamento. A Defesa Civil mantém o monitorando das áreas devido as previsões climáticas, que ainda apontam chuvas na região e em outros locais que influenciam no acúmulo de água da Lagoa.

Além das rondas nas regiões de risco, as equipes da Defesa Civil do Município trabalham para manter informado os moradores destas áreas que como Vanessa Echevarria, residente no Loteamento do Pontal da Barra, que se mostrou bastante preocupada: “nas cheias do ano passado a água subiu muito rápido dentro da minha casa. Tivemos que sair sem levar muitas coisas”.

Também, na tarde da terça-feira uma retroescavadeira da Prefeitura reconstruiu um pequeno trecho do dique que estava danificado. O dique que possui três metros de altura e uma extensão de 1,8km, separa o Novo Valverde da Barra, com o objetivo de impedir que a água da Lagoa dos Patos avance sobre o bairro.

Entre as ações de alerta, estão:

  • – o monitoramento da área de risco durante 24h, pela Defesa Civil, analisando a situação e organizando medidas emergenciais para casos de inundações.
  • – estado de atenção em todas as secretarias, com disposição imediata de veículos, pessoal e equipes de saúde.
  • – a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está recuperando alguns postes que foram danificados nos locais atingidos.
  • – orientações e informações para a população a qualquer hora do dia ou noite, pelo telefone 153.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções