Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

O NÚMERO 1 : Martini, o herói do acesso histórico

20 outubro
09:57 2014

Goleiro faz defesas espetaculares no segundo tempo do jogo e, na decisão, pega dois pênaltis.

O goleiro Eduardo Martini foi o herói da classificação do Brasil. Mas a conquista da vaga na Série C do Brasileiro teve muitos personagens. Nena marcou o gol que determinou que a partida fosse para a decisão nos pênaltis – gol que fez a equipe superar um momento de dificuldade: o Brasiliense ganhava por 2 a 0. Márcio Jonatan voltou a jogar, depois de um ano e cinco meses de recuperação de uma grave lesão de joelho. Mas a homenagem tem que ser estendida a todos os “Guerreiros Xavantes”, que entram para a história por darem ao clube o primeiro acesso em uma competição nacional.

O técnico Rogério Zimmermann escalou Wender e Felipe Garcia para começar a partida. Ele optou por uma escalação muito parecida com a das primeiras partidas do time neste Campeonato Brasileiro da Série D. Mas, como se previa, o jogo foi complicado em função da qualidade do adversário. Aos 13 minutos, Luiz Carlos, o Imperador, recebeu um cruzamento da esquerda, livrou-se da marcação de Fernando Cardozo e marcou o primeiro gol do jogo.

Antes, o Brasil havia exigido uma grande defesa de Edson. O goleiro impediu um gol contra, após grande jogada de Alex Amado. Edson brilhou novamente, aos 34, evitando que o Xavante chegasse ao empate. O Brasiliense ampliou a vantagem, aos 42, novamente com Luiz Carlos – desta vez cabeceando uma bola entre os zagueiros do Brasil.

Eduardo Martini salto no canto e defende cobrança de Baiano: Brasil garante classificação nos pênaltis e goleiro vira herói Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Eduardo Martini salto no canto e defende cobrança de Baiano: Brasil garante classificação nos pênaltis e goleiro vira herói
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

REAÇÃO – A preocupação momentânea dos xavantes logo se transformou em esperança novamente. Aos 45, Alex Amado deu assistência precisa para Nena, que marcou o gol do Brasil – resultado que levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Mas havia ainda todo o segundo tempo para as equipes tentassem garantir a vaga no tempo regulamentar.

O segundo tempo foi truncado e tenso. As melhores chances de ataque foram criadas pelo Brasiliense. Martini brilhou em duas conclusões de Luiz Carlos – aos 5 e 43 minutos.

A decisão foi para os pênaltis. Nena desperdiçou a primeira cobrança do Brasil. Depois, as outras quatro cobranças resultaram em gol: Alex Amado, Márcio Jonatan, Chicão e Forster. Eduardo Martini defendeu os chutes de Fábio Braz e Baiano. Luiz Carlos, Felipe e Romarinho marcaram os gols do Brasiliense.

Frases da Classificação Xavante

“Tem que fazer uma estátua para o Rogério. O presidente não precisa de estátua, mas o Rogério merece. Por mim, está liberado para fazer a estátua”.

                        Ricardo Fonseca, presidente do Brasil

 

“Quando ganhamos em Santo Ângelo, a torcida foi nos esperar na entrada da cidade. Agora, com acesso numa competição nacional, ela tem que nos encontrar na ponte do Guaíba e fazer uma carreata de quatro horas”

                        Rogério Zimmermann, técnico do Brasil

 

“É muito bom. Cara, é bom demais. Os méritos são de todo o grupo que trabalhou demais. Demais!

                                   Eduardo Martini, o herói da classificação

 

“Eu não sei nem o que falar. No ano passado, a gente subiu no Gauchão e foi muita emoção. Mas agora, num campeonato nacional, a sensação é maravilhosa”

                        Rafael Forster, autor da cobrança que garantiu a vaga na Série C

 

“O professor me perguntou se eu poderia jogar. Eu disse: é o jogo da minha vida, dou a minha por esse jogo. E ele me disse então ‘vou te levar’, mas não me disse que eu iria jogar”.

                        Wender que reapareceu no time depois de 44 dias 

 

Ficha Técnica

BRASILIENSE (2) (3)

Edson; Dedê, Fábio Braz, Felipe e Kaká; Douglas e Baiano; Luquinhas (Romarinho), Zé Roberto (Matheuzinho) e Gilmar Baiano (Galhardo); Luiz Carlos. Técnico: Marcos Soares,

BRASIL (1) (4)

Eduardo Martini; Wender (Ricardo Schneider), Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn (Chicão) e Felipe Garcia (Márcio Jonatan); Alex Amado e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.

Local: Estádio Elmo Serejo Farias, em Taguatinga/DF. Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); assistentes: Luis Cláudio Ragazone (RJ) e Critian Passos Sorence (GO). Cartões amarelos: Kaká e Baiano (Brasiliense); Wender, Rafael Forster, Leandro Leite, e Márcio Hahn (B). Expulsões: Galhardo (Brasiliense) e Leandro Leite (B). Gols: Luiz Carlos, aos 13 e 43min; Nena, aos 45min do primeiro tempo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções