Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

OLIVEIRAS : 3ª Reunião Técnica Nacional e Encontro Estadual na Embrapa

OLIVEIRAS  : 3ª Reunião Técnica Nacional e Encontro Estadual na Embrapa
28 novembro
09:47 2018

A Olivicultura se consolidou como uma alternativa para diversificação da matriz produtiva agrícola da região e estará discutindo e apresentando soluções tecnológicas sobre a cultura, nesta quarta e quinta-feira, quando acontece  a 3ª Reunião Técnica Nacional e o 3º Encontro Estadual de Olivicultura, nas dependências da sede da Embrapa Clima Temperado em Pelotas.

Nos eventos serão discutidas questões mercadológicas, manejo fitotécnico e fitossanitário, colheita e avaliação química, física e sensorial de azeites e a produção integrada de oliveiras, com a presença de mais de 200 participantes a cada dia da programação.

A cerimônia de abertura oficial do evento acontece hoje, e contará com a presença de autoridades como o diretor da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Rodrigo Rizzo; a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Maria Miranda de Godoi, o presidente da Comissão Nacional Permanente da Olivicultura/Mapa, Luís Gustavo Pachecho, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Jair Nachtigal, e o presidente da Ibraoliva, Eudes Marchetti.

Para abordar os assuntos que envolvem a produção da olivicultura o evento apresentará dois paineis temáticos. O primeiro painel será sobre A Situação da Olivicultura do Brasil, com o seguimento de palestras do primeiro dia  que serão com a abordagem em: Ações da Comissão Permanente da Olivicultura; Recomendações do Grupo Técnico para amostragem de solo, calagem e adubação; Efeitos da Antracnose na Qualidade do Azeite; e Linhas de Financiamento para Olivicultura. A programação do primeiro dia será finalizada com um coquetel de apresentação dos azeites nacionais e sua harmonização com pratos da cozinha gourmet.

O painel do segundo dia, 29 de novembro, será sobre Sanidade dos Olivais, e na sequência, as palestras que vão discutir temas como o Pegamento de Frutos em Oliveiras: Limitantes e Possíveis Soluções; Controle de Insetos-Praga nos Olivais; Controle de Doenças Fúngicas; Produção Integrada de Oliveiras; Resultados de Pesquisas e Produtividades de Aove no Uruguai; Atividades do Ibraoliva e Demandas do Setor para Políticas Pblicas e Ações Privadas.

O EVENTO é uma realização da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) em parceria com a Ibraoliva, Emater/RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pretende reunir produtores rurais e cooperativas, agentes de transferência de tecnologia (TT-ATER), comunidade científica e acadêmica, indústria de alimentos, institutos de pesquisa agropecuária e multiplicadores de sementes e mudas para discutir assuntos atuais e relevantes sobre a cadeia da olivicultura.

Todas as atividades acontecem no auditório da Embrapa Clima Temperado, à BR 392, km 78.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções