Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

OPERAÇÃO FARFANTE: IBAMA E BRIGADA MILITAR APREENDEM MAIS DE 2 TONELADAS DE PESCA

20 fevereiro
14:39 2014

Durante o mês de fevereiro acontece no Litoral Sul a Operação Farfante 2014, em uma parceria operacional entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Brigada Militar através da PATRAM.

O pescado encontrado estava visivelmente fora das medidas estabelecidas para a pesca

O pescado encontrado estava visivelmente fora das medidas estabelecidas para a pesca

Em atuação na Lagoa dos Patos, em 19/02 na localidade de Capivaras no Município de São José do Norte foi abordado a embarcação J. A. Pescados II, a qual estava fundeada em meio a vegetação de juncos, momento em que a tripulação abandonou a referida embarcação, sendo constatado pela fiscalização, que no interior havia grande quantidade de pescados dentre os quais, bagres, corvinas, tainhas e camarões, num total de mais de 2 toneladas.

A grande novidade foi a descoberta que a embarcação, além da pesca ilegal, possuía no seu interior um posto de abastecimento ambulante, com grande quantidade de combustível, o qual servia para fazer o abastecimento de outras embarcações de maneira ilegal e extremamente arriscada, pois não havia licenciamento que habilitasse a embarcação a realizar tal tipo de operação bem como inexistia qualquer sistema de proteção e combate a incêndio a bordo.

A embarcação foi apreendida pela Operação Farfante, passará pelas perícias necessárias a fim de constituir prova dos ilícitos constatados, bem como o pescado se estiver em condições de consumo, será destinado ao Programa Mesa Brasil.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e a PATRAM alertam que os proprietários das embarcações, bem como suas tripulações devem cumprir a legislação pertinente a pesca e as normativas referente a navegação.

O Comando Ambiental orienta a população que denuncie casos de crimes ambientais, o contato pode ser realizado através do 190.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções