Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Papa Francisco celebra em Portugal os cem anos das aparições de Fátima

Papa Francisco celebra em Portugal os cem anos das aparições de Fátima
12 maio
11:03 2017

Os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto vão ser canonizados neste dia 13 de maio, durante a celebração presidida pelo Papa Francisco

PAULO GASTAL NETO

De Fátima, especial para o Diário da Manhã

Jornalista Paulo Gastal Neto entrevista peregrino em Portugal. Milhares de fiéis participam das cerimônias do Centenário das Aparições de Fátima

Jornalista Paulo Gastal Neto entrevista peregrino em Portugal. Milhares de fiéis participam das cerimônias do Centenário das Aparições de Fátima

Cheguei a Fátima na quarta-feira que antecede a visita do Papa Francisco a esta cidade de Portugal, tão viva e importante para o mundo Católico. Há clima de tranquilidade e devoção, sem tumultos apesar das centenas de milhares de pessoas que vão chegando todos os dias. Nesses dias 12 e 13, sexta e sábado, Francisco estará aqui para a celebração do Centenário das Aparições e canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

Francisco é o qurato papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010). A cidade-santuário está no centro das atenções com os peregrinos acorrendo a Fátima. Os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto vão ser canonizados neste dia 13 de maio, durante a celebração presidida pelo Papa Francisco.

Como novos santos da Igreja Católica, os dois pastorinhos passaram a ser representados oficialmente por imagens suas pintadas a cores e inspiradas numa fotografia captada pouco antes das aparições de 13 de outubro de 1917. Nestas imagens, foi acrescentada à figura dos pastorinhos uma candeia na mão de cada um, evocando a expressão “candeias que Deus acendeu” usada por João Paulo II a 13 de maio de 2000.

Estas duas imagens estão reproduzidas em telas gigantes, de 11 metros de altura por três de largura, que estão hasteadas na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, durante a canonização das duas crianças. As imagens vão permanecer no local até o dia 13 de outubro.

A canonização dos pastorinhos acontece 17 anos depois da sua beatificação pelo Papa João Paulo II. Na capelinha, o Pontífice vai invocar a “Senhora da veste branca” e recordar que, há 100 anos, esta mostrou em Fátima os “desígnios da Misericórdia” de Deus. São simbolismos fortes e marcantes para todos que estão participando deste momento e que, sem dúvida, serve para fortalecer a fé!

Os pastorinhos que testemunharam a aparição de Nossa Senhora

Os pastorinhos que testemunharam a aparição de Nossa Senhora

 

A ROUPA

O Papa Francisco vai usar nos eventos aqui em Fátima, na Capela das Aparições, uma estola criada especialmente para a sua Peregrinação, com motivos baseados no bordado do manto da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. O objetivo é revestir o Papa dos mesmos adornos que iluminam a veste da Virgem de Fátima, num projeto coordenado pelo Pe. Joaquim Ganhão, responsável pelas celebrações litúrgicas da visita do Papa, cabendo a Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário, a responsabilidade pelo programa iconográfico.

O Santo Padre utilizará a estola na oração que vai fazer diante da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, ao chegar ao Santuário da Cova da Iria, e durante a recitação do Rosário, no início da vigília de oração. De acordo com a Memória Descritiva, a estola foi criada a partir do bordado do manto de Nossa Senhora, motivo que tem sido usado em alguns elementos gráficos pelo Santuário, nomeadamente nos copos das velas usadas pelos peregrinos nas vigílias de oração que se realizam no Recinto.

A estola, com 150 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura. No cruzamento das duas tiras de pano, sobre o pescoço, uma cruz de braços iguais, também bordada a fio metálico dourado, remata a peça que apresenta conjuntos de duas ou três flores, igualmente inspiradas nos bordados do manto da escultura. A execução da peça foi do entregue ao ateliê Ars Sacra, Oficina de Paramentos, de Lisboa.

 

MILAGRE

Uma família brasileira que afirma ter um integrante sido curado por intersecção dos pastorinhos, e que está na origem da sua canonização, vai estar no cortejo de ofertório durante a missa deste 13 de maio.

Em particular, está em destaque a criança, agora já adolescente, e que diz ter sido curada por ter rezado aos pastorinhos. Tanto a criança como a família vão fazer uma declaração sobre o milagre.

Neste cortejo vai também participar um vigilante do Santuário de Fátima que é argentino e se chama Jorge, como o Papa. Vai ainda ser assinalada a presença do padre Joaquim Cunha, da diocese do Porto, que é o padre mais idoso de Portugal ainda em atividade, com 105 anos completados em julho.

 

fatima 4AGENDA DO PAPA FRANCISCO

12 de maio – O Papa Francisco chega no dia 12, partindo de Roma às 14h (13h de Portugal) e chegando à base aérea de Monte Real (Leiria) por volta das 16:20h, horário de Portugal. Neste local terá um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Fará logo após uma visita à capela da base aérea e desloca-se para Fátima de helicóptero, a parir das 17h. Aterrisa no Estádio Municipal de Fátima, que vai ser rebatizado com o nome de Papa Francisco. Desloca-se depois no Papamóvel até ao Santuário. O primeiro momento religioso é quando fizer um momento de oração na Capelinha das Aparições às 18:15h. Depois recolhe à Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde pernoita, não sem antes dirigir uma saudação aos peregrinos, às 21:30h, na célebre procissão das velas, que antecede a recitação do rosário.

13 de maio – No dia 13 de maio a agenda do Papa começa às 9:10h, com um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa, na Casa de Nossa Senhora do Carmo. Meia hora depois faz uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados os Pastorinhos de Fátima. A grande missa da peregrinação internacional, que assinala o Centenário das Aparições, terá início previsto para as 10h, no recinto de oração do Santuário. É durante a celebração que o Papa Francisco vai canonizar os pastorinhos e proferir a sua única homilia em Fátima e dirigir uma saudação aos doentes. Às 12:30h, almoça com os bispos na Casa Nossa Senhora do Carmo e segue depois para a Base Aérea de Monte Real, de onde parte às 15h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções