Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Parceria entre Prefeitura e UCPel viabiliza novo Pronto Atendimento

07 fevereiro
14:10 2014

Termo Aditivo para custeio da reforma e adequação do espaço físico foi assinado ontem, em cerimônia que contou com as presenças do prefeito Eduardo Leite e do reitor José Carlos Bachettini.

Prefeito Eduardo Leite e reitor Bachettini assinam termo aditivo.

Prefeito Eduardo Leite e reitor Bachettini assinam termo aditivo.

Mais uma parceria entre a prefeitura de Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) deve trazer melhorias ao sistema público de saúde do Município e beneficiar os usuários do SUS. Na tarde desta quinta-feira (06/02/2014) foi assinado, pelo prefeito Eduardo Leite e pelo reitor José Carlos Bachettini, um Termo Aditivo (TA) no valor de quase R$ 100 mil, que será pago em cinco parcelas, para custeio da reforma e readequação do espaço físico, cedido pela UCPel, em que funcionará um novo Pronto Atendimento (PA) Clínico Adulto e também passará a abrigar o PA Clínico Infantil, que funcionava nas dependências do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). A expectativa é de que o novo PA comece a atender em março.

“Essa mudança vem para qualificar o acesso da população, para que tenha um atendimento mais rápido e eficaz. Obrigado, Universidade Católica, por assumir mais este desafio que nos deixa a todos orgulhosos e satisfeitos”, destacou o prefeito, durante a cerimônia de assinatura do TA. Eduardo recordou que estão em andamento os processos para a construção de outras três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que, juntas a este PA, devem mudar drasticamente o cenário da saúde pública em Pelotas.

Participaram da cerimônia a secretária de Saúde, Arita Bergmann; o diretor de gestão do HUSFP/UCPel Valdir Schafer; o vereador Rafael Amaral, representando a Câmara de Vereadores; assessores especiais, secretários municipais e integrantes das equipes da UCPel e da SMS. Após o ato, eles visitaram a obra.

Secretária fala da importância do investimento no Pronto Atendimento que atenderá em média 150 pessoas

Secretária fala da importância do investimento no Pronto Atendimento que atenderá em média 150 pessoas

Localizado na rua General Osório, 1.125, além de amplo o prédio fica muito próximo do Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e do HUSFP, o que facilitará o deslocamento dos pacientes. O PSP continuará fazendo a classificação de risco e serão encaminhados ao PA os pacientes que receberem a classificação de cor verde – situações intermediárias, que necessitam de medicação, mas que não são urgências ou emergências, tais como dores de ouvido e de garganta. Os de cor azul são encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os de cor amarela e vermelha, são atendidos no PSP.

O novo PA funcionará 24 horas ao dia, sete dias da semana e deve atender em torno de 150 pacientes adultos por dia, além de uma média diária de 50 crianças. O prédio terá recepção, salas de espera e de observação separadas para adultos e crianças, com leitos de curta permanência, consultórios e posto de enfermagem. O PA Infantil manterá os mesmos horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos feriados, em turno reduzido.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções