Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Paula defende união dos municípios em reunião da Azonasul

15 abril
15:42 2014

A vice-prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta terça-feira (15/04/2014), de reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), na Casa do Rio (Estrada do Engenho), com secretários de Educação de nove municípios da região. Na pauta, a organização dos municípios para cumprir a nova legislação que entra em vigor até 2016 e determina a obrigatoriedade de atender, na educação básica, crianças de quatro a 17 anos. Os municípios devem se adequar em dois anos à nova determinação da emenda 59 da LDB. A outra pauta foi o transporte escolar para a pré-escola.

“Conseguiremos avançar se estivermos mais fortes e integrados, caminhando juntos e colaborando um com o outro, independentemente de questões partidárias” disse a vice

“Conseguiremos avançar se estivermos mais fortes e integrados, caminhando juntos e colaborando um com o outro, independentemente de questões partidárias” disse a vice

Em seu pronunciamento, a vice-prefeita lembrou o período em que foi secretária de Educação – nos primeiros meses de 2013, até que o atual secretário Gilberto Garcias pudesse assumir o posto -, e a importância de reuniões como esta, organizada pela Azonasul, que propicia a discussão sobre assuntos comuns e a união dos municípios, para que possam vencer desafios maiores.

Com orçamento menor que a União e o Estado, os municípios recebem cada vez mais atribuições e, ao mesmo tempo, não recebem a contrapartida em recursos. “Em Pelotas, com a construção de 14 novas escolas vamos praticamente zerar o déficit em torno de duas mil crianças, mas com esta nova obrigação, diminuindo a idade de acesso às escolas para quatro anos, teremos que nos adequar novamente”, ponderou.

A vice-prefeita destacou que é preciso conhecer as dificuldades de cada um e as soluções criativas utilizadas para vencer os desafios apresentados. “Conseguiremos avançar se estivermos mais fortes e integrados, caminhando juntos e colaborando um com o outro, independentemente de questões partidárias”, afirmou Paula.

Participaram do encontro secretários de Educação de Pelotas, Jaguarão, Rio Grande, Pinheiro Machado, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Arroio do Padre, Morro Redondo e Chuí.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções