Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Estaleiro pelotense constrói embarcação de apoio naval

21 julho
09:35 2014

O Estaleiro Vilas Boas Náutica concluiu a primeira embarcação de apoio marítimo totalmente construída em Pelotas.

O prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) Fernando Estima estiveram no local para inaugurar o barco que foi encomendado por um grupo de atuação nacional.

A produção do estaleiro animou o governo municipal que já tem planos de fomentar o setor de produção naval em Pelotas. De acordo com o prefeito, a cidade tem vocação para o setor e a prefeitura já vem buscando investidores estrangeiros que chegam à região por meio do polo naval de Rio Grande.

A produção do estaleiro animou o governo municipal que já tem planos de fomentar o setor de produção naval em Pelotas.

A produção do estaleiro animou o governo municipal que já tem planos de fomentar o setor de produção naval em Pelotas.

“Nosso papel é identificar possíveis investidores e mostrar que aqui nós já temos pessoal qualificado trabalhando na área. Grupos estrangeiros da Holanda, Noruega e Polônia já demonstraram interesse em trabalhar na construção de pequenas e médias embarcações no Município. É um novo setor para geração de empregos”, conclui.

O especialista em Direito Naval, Arthur Rocha Baptista, representa um grupo de estaleiros holandeses que está em tratativas com o proprietário do estaleiro pelotense. “A ideia desse grupo é de se associar com um estaleiro brasileiro para poder produzir e comercializar embarcações aqui. O interesse se deve à regra de conteúdo local que não permite que se importe uma embarcação pronta”, explica.

O secretário Fernando Estima disse que a prefeitura está trabalhando em apresentar o potencial deste estaleiro para receber novos projetos. “Recentemente foi lançado o Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo, em que só a Petrobrás adquiriu 87 embarcações. Queremos incluir Pelotas neste cenário, e a produção do Estaleiro Vilas Boas prova que temos condições para isso”, argumenta.

Catuí 04ESPECIFICAÇÕES

  • Nome: Catuí I
  • Calado: 1,5 metros
  • Comprimento: 20 metros
  • Largura máxima: 6 metros
  • Potência: 2 motores de 240 HP
  • Estaleiro: Vilas Boas Náutica
  • Atuação: São Luís do Maranhão

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções