Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Pelotas terá Centro de Atendimento a Autistas

01 abril
16:48 2014

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, a cidade de Pelotas inaugura o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura. O público-alvo a ser atendido são pessoas com transtorno do espectro austista, que afeta áreas de desenvolvimento como a comunicação, socialização e o comportamento.

Centro foi inaugurado hoje, no dia da Conscientização sobre o autismo Foto: Duca Lessa

Centro foi inaugurado hoje, no dia da Conscientização sobre o autismo
Foto: Duca Lessa

O objetivo do Centro é eliminar as barreiras que existem com pessoas portadoras do transtorno, que frequentam a rede regular de ensino e na sociedade em geral. Um espaço foi organizado considerando as necessidades específicas e possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades, oportunizando uma melhor qualidade de vida.

O Centro é vinculado à Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e conta com a seguinte equipe: diretor, vice-diretor, especialistas em atendimento educacional especializado e em tecnologias assistivas, psicopedagogas, educador físico, arteterapeuta, psicólogo, orientador educacional e terapeuta ocupacional.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolverá uma parceria através do Projeto de Pet Terapia – “Terapia assistida por animais: cães como auxiliadores na reabilitação de crianças e adolescentes autistas”. “O Centro realiza formações continuadas na área do Transtorno do Espectro Autista, bem como orientações aos educadores e gestores das redes de ensino, sobre como utilizar estratégias e metodologias específicas”, explica a diretora do Centro, Débora Jacks.

A inauguração acontecerá às 16h, na rua Gonçalves Chaves, 3.416. O telefone de contato do Centro é 3222.4711.

Audiência pública, às 10h, marca Dia Mundial do Autismo

AutismoFoi em 1911 que, pela primeira vez,um médico psiquiatra usou o termo “autismo” para descrever um sintoma da esquizofrenia, como “fuga da realidade”. Mas, somente em 1943, dois médicos austríacos, que não se conheciam, usaram o termo para descrever o que tinham descoberto como sendo uma “psicopatia autista da infância”. de lá para cá as pesquisas e investigações clínicas vêm se sucedendo, mas não há, até o momento, nenhum tipo de trabalho científico que defina claramente o que é o autismo. O que se sabe é que, quanto mais precocemente os sintomas forem detectados e a criança for atendida, mais chances ela tem de uma boa convivência social, de melhorar o aprendizado e aproveitar as experiências que a vida lhe oferecer, inclusive profissionais.

Em dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas, ONU, decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial do Autismo. Em 2008, houve a primeira comemoração da data pela ONU. Para se juntar às comemorações em todo o mundo, o vereador Ivan Duarte (PT) realiza nesta quarta-feira, uma audiência pública, às 10h, para uma reflexão sobre o tema, em especial na cidade de Pelotas, onde a luta de familiares pela inclusão de seus filhos se estende há muitos anos.

O parlamentar convida a população em geral, bem como professores, especialistas, familiares, representantes do governo, do Poder Judiciário para estarem presentes ao plenário da Câmara. Ivan Duarte lembra, ainda, da inauguração do Centro de Atendimento ao Autista e, no sábado, da caminhada no calçadão como encerramento das atividades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções