Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

PESQUISA : Aumenta o percentual de famílias endividadas no estado em novembro

PESQUISA : Aumenta o percentual de famílias endividadas no estado em novembro
09 dezembro
09:56 2014
MAIORIA dos consumidores está com renda comprometida para pagar dívidas

MAIORIA dos consumidores está com renda comprometida para pagar dívidas

O percentual de famílias gaúchas endividadas apresentou aumento em novembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC-RS, divulgada pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira (8), 64,5% das 600 famílias ouvidas pelo levantamento afirmaram estar endividadas, contra 61,7%% que informaram estar na mesma situação em novembro de 2013. Considerando a média em 12 meses, o endividamento apresentou sutil elevação, passando de 56,2% em outubro de 2014 para 56,4% em novembro deste ano.

Na avaliação do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, “a atual conjuntura de crescimento mais moderado do consumo e do crédito, influenciado pelos efeitos da inflação sobre a renda real das famílias, aumento dos juros e redução da confiança, vem contribuindo para conter a evolução do endividamento, ainda que se registre altas pontuais.”

A PEIC-RS mostrou aumento na parcela da renda comprometida com dívidas. Na média em 12 meses, esse comprometimento passou de 28,3% em outubro último para 29,1% em novembro. O tempo de comprometimento, também na média em 12 meses, permaneceu praticamente estável em novembro, em 7,2 meses. O cartão de crédito continua sendo o principal meio de dívida, apontado por 76,7% dos endividados, seguido por carnês (29,1%) e financiamento de carro (17,6%).

EM RELAÇÃO ao percentual de famílias com contas em atraso, a PEIC-RS mostrou elevação em novembro deste ano (23,7%) na comparação com novembro de 2013 (15,4%). Na média de 12 meses, o indicador passou de 21,2% em outubro de 2014 para 21,9% em novembro, frente a uma média histórica de 28,5%.

A pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS apontou estabilidade no percentual de famílias que não terão condições de regularizar nenhuma parte de suas dívidas em atraso no horizonte de 30 dias. Esse percentual, que sinaliza o grau de persistência futura da inadimplência, atingiu 5,9% na divulgação de novembro de 2014, repetindo o mesmo comportamento verificado em novembro do ano passado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções