Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Pioneira: Pelotas usa tecnologia inglesa em moradias populares

23 junho
14:39 2014

O prefeito Eduardo Leite, acompanhado da secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) Joseane Almeida, aceitou convite de empresários para visitar dois empreendimentos que estão em construção em Pelotas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida, destinados à faixa 1 de renda familiar.

Prefeito Eduardo Leite visitou empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida

Prefeito Eduardo Leite visitou empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida

Na manhã desta sexta-feira (20/06/2014), ele esteve no Residencial Amazonas, no Sítio Floresta, e no Residencial Azaléia, no Corredor do Obelisco, que têm uma coisa em comum: utilizam o SMC (Sheet Moulding Compound) em substituição à alvenaria de tijolos, um material obtido por meio de uma tecnologia inglesa inovadora que, além de obedecer às exigências do Ministério das Cidades (MC), agiliza a construção.

Os conjuntos residenciais estão a cargo da construtora pelotense Serial Engenharia e Estruturas Ltda – a NovaPol faz o SMC e a FortLev fabrica as placas ou formas em SMC, as sedes das duas empresas ficam no Espírito Santo. “Esta é a segunda vez que inovamos. Primeiro construímos moradias com concreto PVC e agora descobrimos o SMC em forma, que possibilita que a construção seja feita bem mais rápido. Pelotas é a primeira cidade de todo Brasil a utilizar esta tecnologia em moradias populares”, explica Rui Idiarte Lucas, diretor-presidente da Serial.

Eduardo elogiou a ousadia do empreendedor local e ficou satisfeito com a notícia sobre a agilidade nas construções. “Pelotas ainda tem carência de moradias populares. Temos pressa”, afirmou. Ele gostou de saber que o projeto do empreendimento inclui uma escola e um centro comercial, salientando a responsabilidade social que as construtoras devem ter ao estar “construindo áreas residenciais que serão como novos bairros de Pelotas”. O prefeito adiantou que a prefeitura está preparando uma escola de síndicos para ensinar aos atuais e futuros síndicos como administrar os conjuntos e lidar com situações recorrentes, mas às vezes difíceis.

Antônio Torres, gerente da NovaPol, disse que o SMC – composto feito de resina de poliéster insaturado com carga mineral, reforçado com resina de vidro – é resistente, oferece conforto térmico, não gera resíduos e exige menos operários. A principal vantagem, admite, é o tempo poupado, já que a construção a partir das formas de SMC é muito mais rápida que a convencional.

Nas novas moradias será utilizado o SMC, material inovador que atende as exigências do governo federal e possibilita construções mais rápidas

Nas novas moradias será utilizado o SMC, material inovador que atende as exigências do governo federal e possibilita construções mais rápidas

“Começamos a construir os apartamentos aqui no Residencial Amazonas há quatro meses. No início conseguíamos fazer oito apartamentos ao mês. Hoje fazemos seis apartamentos a cada sete dias. Nossa meta é fazer um por dia”, adiantou Rui Lucas.

Filho dele, o engenheiro Rui Fernando Lucas mostrou a Eduardo e Joseane o Residencial Azaléia e contou que a previsão é que o empreendimento esteja concluído até o final do ano.

Mais moradias populares – A Serial também está construindo, no Corredor do Obelisco, o Residencial Acácia, em parceria com a Zechlinski Engenharia e Construção (Zecon). Ao lado do Residencial Amazonas, localizado na Estrada da Gama, próximo à BR-116, a Labore Engenharia está construindo o Residencial Roraima – os dois empreendimentos, totalizam 2.400 moradias.

A secretária Joseane informou que deve se reunir, em breve, com a secretária Clesis Crochemore, da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SSS), pasta encarregada dos cadastros e da seleção dos moradores dos novos residenciais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções