Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Policiamento Comunitário deve começar em dezembro

Policiamento Comunitário deve começar em dezembro
07 outubro
19:48 2013
Eduardo 4°BPM 02

Foto: Eduardo Beleske

O prefeito Eduardo Leite esteve em visita ao 4º Batalhão da Brigada Militar (BPM), na tarde desta segunda-feira (07/10/2013), a convite do comandante da corporação, o tenente-coronel Antônio Adalberto Borges. Durante a reunião, o programa de Policiamento Comunitário foi apresentado ao chefe do Executivo pelotense pelo chefe da seção de Operação e Treinamento do 4º BPM capitão Rodrigo Bastos Alves (veja abaixo a distribuição dos 11 núcleos do programa). O coordenador estadual do Policiamento Comunitário, Coronel Marobim, disse que a estimativa é de que o programa, que resulta da parceria do Estado com a prefeitura, seja implantado em dezembro deste ano em Pelotas.

Marobim disse que o Rio Grande do Sul é pioneiro em todo o mundo a realizar um programa deste tipo. No Japão existe algo semelhante, contou, mas que se limita a pequenas vilas do interior, diferente do estado gaúcho, que implantará os núcleos em municípios populosos, em que o índice de criminalidade é significativo. Ele disse que o impacto do Policiamento Comunitário em Pelotas, onde haverá 11 núcleos com quatro PMS e suas famílias residindo em cada um, com certeza será bem maior que o de outros municípios, como Guaíba, que terá apenas dois. “E, dependendo da resposta do programa aqui, podemos pensar em uma expansão futura”, adiantou.

O programa de Policiamento Comunitário foi a alternativa encontrada pela Brigada Militar, em contraposição ao modelo tradicional de policiamento de combate ao crime após ter sido cometido, para atuar de forma preventiva. A intenção é antecipar-se ao crime, agindo sobre suas causas, com um projeto de segurança que passa a ser “construído por todos”. “O novo viés é a prevenção a partir da presença constante dos policiais na comunidade, sendo moradores do bairro e conhecendo as pessoas que moram ali. É um novo caminho para lutar contra a criminalidade que temos enfrentado no dia-a-dia”, disse o comandante Borges.

Tenente-Coronel Antônio Adalberto Borges com o Prefeito Eduardo - Foto: Eduardo Beleske

Tenente-Coronel Antônio Adalberto Borges com o Prefeito Eduardo – Foto: Eduardo Beleske

Acompanhado pelo secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) Paulo Darci Santos e pelo superintendente de Segurança da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) Romaldo Duarte, Eduardo fez um breve relato das ações da prefeitura em sua área de atuação, a segurança de prédios públicos municipais, por meio da Guarda Municipal. “Atualmente temos 38 câmeras instaladas em locais estratégicos e estamos em busca de recursos para ampliar o sistema de monitoramento”, informou o prefeito.

O comandante da Brigada solicitou a ajuda da prefeitura para a recuperação do prédio em que funciona o 4º BPM – de propriedade da prefeitura, desde 1927 o prédio foi cedido à Brigada Militar. Eduardo explicou o funcionamento e as limitações dos programas federais Monumenta e PAC Cidades Históricas, que impõem diversas restrições e exigências, mas garantiu que já requisitou à equipe da Secretaria de Cultura (Secult) que verifique se há outras possibilidades de acesso de recursos para este fim, uma vez que o imóvel pertence à relação de bens inventariados do Município.

Em dezembro será oferecido um curso de formação aos policiais militares que irão operar no programa pelotense. O mesmo curso foi realizado hoje no município de Novo Hamburgo.

Núcleos a serem implantados em Pelotas:

  • 1 – Areal, Bom Jesus e Jardim Europa
  • 2 – Pestano, Eldorado e Getúlio Vargas
  • 3 – Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Py Crespo e Sítio Floresta
  • 4 – Cruzeiro, Umuharama e Recanto de Portugal
  • 5 – Balneário dos Prazeres e Colônia Z3
  • 6 – Obelisco, Dunas e Vasco Pires
  • 7 – Fátima, Porto, Balsa e Navegantes
  • 8 – Simões Lopes e Padre Réus
  • 9 – Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona
  • 10 – Fragata, Guabiroba e Farroupilha.
  • 11- Coordenação Geral

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções