Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Porto de Pelotas: Administração quer ampliar capacidade ainda este ano

26 fevereiro
15:58 2014
PERIODO entre abril e agosto é quando o Porto recebe mais navios  FOTO: Alísson Assumpção/DM

PERIODO entre abril e agosto é quando o Porto recebe mais navios
FOTO: Alísson Assumpção/DM

O complexo portuário de Pelotas, atualmente, trabalha com metade da sua capacidade. Apesar de 80% de seus três armazéns estarem sendo utilizados, a expectativa da administração é de ainda este ano começar a  aproveitar também sua área de cais para armazenagem de mercadorias a céu aberto, de modo que seu fluxo portuário seja aumentado.

“Esperamos fechar novas parcerias para o segundo semestre de 2014, ainda estamos em fase de negociação, mas tudo indica que até o fim do ano vamos conseguir operar com 100% da nossa capacidade”, disse superintendente do Porto de Pelotas, Darci Cunha. E acrescentou, “Hoje operamos com cerca de 600 mil toneladas de carga, mas esperamos chegar a 1 milhão e 200 mil toneladas até 2015 devido as negociações que estão em andamento”, finalizou.

Superintendente do Porto de Pelotas, Darci Cunha FOTO:  Arquivo/DM

Superintendente do Porto de Pelotas, Darci Cunha
FOTO: Arquivo/DM

As principais cargas que movimentam o porto, que teve suas primeiras operações no inicio do ano 1940, são a matéria-prima para fertilizantes vindas da Europa e da Ásia, que utilizam cerca de 70% de seu armazém durante todo o ano, além de sair  muita carga de arroz e cevada, que são deslocadas ao Porto de Rio Grande, para depois serem enviadas para o Sudeste e Nordeste do País. Os meses de abril, maio, julho e agosto compõem o período com o maior número de navios do Porto de Pelotas. São cerca de quatro por mês. Já no restante do ano a média é de um navio por mês.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções