Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

PORTO DE PELOTAS É DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

PORTO DE PELOTAS É DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA
17 dezembro
17:35 2013

O desenvolvimento da nação passar por uma rede hidroviária de qualidade. Com esse pensamento, dezenas de pessoas e autoridades debateram a situação do Porto de Pelotas, em audiência pública na Câmara de Vereadores. Proposta pelo vereador Vitor Paladini (PSB), a atividade marcou a pressão dos funcionários da entidade para a manutenção da vinculação do porto pelotense à Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPERG).

Helio Oliveira Foto: Jonathan Silva

Helio Oliveira Foto: Jonathan Silva

O grande debate ficou por conta do Projeto de Lei 339/2013, que tramita na Assembleia Legislativa. Com o PL criado pelo governo estadual, o Porto de Pelotas deixa de ser vinculado à SUPERG e retornar a sua administração à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). Embora a Lei 13.602 tenha vinculado o Porto de Pelotas à SUPERG, na prática essa vinculação nunca ocorreu. A medida, traz prejuízos aos funcionários portuários e, principalmente, afetou os investimentos para a unidade portuária pelotense.

Uma das principais bandeiras do mandato do vereador Vitor Paladini, a definição do Porto de Pelotas como referência em navegação interna no país, foi novamente citada: “Não há como deixarmos essa unidade com todos os potenciais que tem, transformar-se em um depósito de funcionários, sem que haja o verdadeiro aproveitamento da sua capacidade e a valorização dos portuários, que com pouco trabalho, deixam de receber os benefícios da categoria”, frisou Paladini. Ele foi além: pediu a mobilização das bancadas do legislativo pelotense para pressionarem os seus pares na Assembleia Legislativa, com o objetivo de impedir a votação do PL 339.

Darci Cunha Foto: Jonathan Silva

Darci Cunha Foto: Jonathan Silva

Ao final do encontro, os vereadores presentes assinaram uma moção de apoio, que será encaminhada para a AL-RS, como forma de mostrar intenção política da comunidade pelotense, no que tange a manutenção da administração do Porto de Pelotas à SUPERG. Estiveram presentes na atividade, além do proponente vereador Vitor Paladini, os parlamentares municipais Marcola (PT), Beto Z3 (PT), Gaúcho (DEM), Ademar Ornel (DEM), Rafael Amaral (PP), o deputado estadual Catarina Paladini (PSB), o secretário de desenvolvimento econômico de Pelotas, Fernando Estima, o diretor do Porto de Pelotas, Darci Cunha, e os representantes dos portuários, Helio Oliveira, do Porto de Pelotas ,e Ivan Farias, do Porto de Rio Grande.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções