Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

PRAÇA CIPRIANO BARCELOS: Revitalização no “compasso” do IPHAN

17 dezembro
17:32 2014
OBRAS iniciadas em janeiro de 2013 continuam parada à espera da liberação para a continuação FOTO:  Alísson Assumpção/DM

OBRAS iniciadas em janeiro de 2013 continuam parada à espera da liberação para a continuação
FOTO: Alísson Assumpção/DM

A obra de revitalização da Praça Cipriano Barcelos, também conhecida como Praça dos Enforcados, está parada há quase dois anos. E vai continuar. A possibilidade de o espaço abrigar materiais considerados “históricos” levou à paralisação da obra iniciada em janeiro de 2013. E de lá para cá, enquanto o levantamento e estudos arqueológicos não se completam de fato e direito, ela voltou a ganhar aspectos de abandono.

A empresa administradora do Pop Center, e responsável pela revitalização da Praça, contratou empresa especializada em Arqueologia e Patrimônio Cultural para a realização do trabalho de “prospecção intensiva e resgata arqueológico na área a ser revitalizada”. O trabalho realizado entre os meses junho e julho deste ano após abertura de 42 poços de sondagem apresentou resultados positivos em todas as intervenções, que evidenciaram alto potencial arqueológico na praça, com registros estratigráficos dos séculos XIX e XX.

Os registros estão ligados a diferentes contextos, dentre os quais Arroio Santa Bárbara, do lixo hospitalar da Santa Casa, lixos das indústrias cervejeiras do entorno da Praça, dos casarões das ruas Barão de Santa Tecla e Lobo da Costa, dos negros escravos e afro-religiosos que realizavam rituais e oferendas naquele espaço.

Em outubro deste ano, com o intuito de não atrasar o cronograma da empresa responsável pela revitalização da Praça, o levantamento feito pela empresa, em três áreas, foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional( IPHAN). Com o isolamento das áreas, segundo a Contextos Arqueologia e Patrimônio Cultural LTDA, o restante da Praça ficaria liberado para a continuidade das obras.

No relatório parcial, a Contextos informa o seguinte: “Conclui-se que este espaço apresenta diversos contextos arqueológicos, ligados à períodos e grupos distintos que frequentaram  ou utilizaram o local. A área como um todo consiste num grande sítio a céu aberto e por isso o método mais prudente é o acompanhamento das obras durante as ações de revitalização da praça”.

No entanto, em resposta, o IPHAN informou que aguarda o relatório final para manifestar-se em relação à continuidade das obras.

Desta forma, enquanto informam não ser responsáveis pelo atraso das obras, a Contextos e empresa gestora do Pop Center voltam a confirmar que é possível a continuação da revitalização nas demais áreas, desde que com a presença constante de um arqueólogo no local. E sendo assim, com a negativa do IPHAN em autorizar a continuidade das obras, o empreendedor aguardará a conclusão dos estudos e aprovação final do Instituto para retomar as obras.

DENTRE as melhorias previstas para a Praça constam melhorias no sistema de iluminação, pavimentos de calçada, canteiramentos e paisagismo, recuperações de arboríferas, instalação de jogos de dama e xadrez em pedra e ações de drenagem para evitar o acúmulo de águas das chuvas no local.

FOTO:  Alísson Assumpção/DM

FOTO: Alísson Assumpção/DM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções