Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Prefeita conclui primeira semana de trabalho nos EUA

Prefeita conclui primeira semana de trabalho nos EUA
30 julho
08:41 2019

Na sexta-feira, a prefeita Paula Mascarenhas concluiu a primeira semana de trabalho nos Estados Unidos. Selecionada para participar do programa “Inovações nos Governos”, a gestora realiza uma série de visitas técnicas e reuniões de trabalho com agências e instituições governamentais, tanto públicas quanto privadas, a fim de tratar sobre assuntos de interesse da Administração Pública.

A temporada no país norte-americano segue até 9 de agosto e envolverá mais de 30 encontros para troca de experiências com entidades e agentes internacionais.

“O objetivo é conhecer experiências e projetos inovadores, que nos ajudem a qualificar o serviço público no País”, disse a prefeita. Além dela, outros seis brasileiros foram convidados pelo governo dos EUA – responsável por todas as despesas de viagem e estadia – a participar do intercâmbio profissional. O curso é promovido pelo Programa de Liderança para Visitante Internacional, do Departamento de Estado Americano.    O período das atividades, que coincide com as férias da chefe do Executivo, será realizado em cinco cidades: Washington, Chicago, Miami, Kalamazoo e Boise.

   CINCO DIAS DE CONHECIMENTO

Desde a segunda anterior, Paula esteve em reuniões com lideranças internacionais, agências e instituições ligadas à gestão pública. Na Embaixada Brasileira em Washington, o grupo foi recebido pelo diplomata conselheiro Glaucio Veloso, acompanhado por um corpo diplomático representando várias áreas, como direitos humanos e comércio, que trataram a respeito das possibilidades de cooperação por parte da Embaixada com os municípios.

Durante a estadia, a prefeita esteve com a equipe do Departamento de Estado Americano, onde foi recebida pelo reitor da Escola de Política e Governo da Universidade George Mason, Mark Rozell, que abordou, com os brasileiros, a relação dos estados norte-americanos com o governo central. Uma reunião com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também marcou a semana de trabalho da chefe do Executivo.

Paula realizou visitas técnicas e reuniões com agências governamentais

Paula realizou visitas técnicas e reuniões com agências governamentais

Na pauta, programas de financiamento e cooperações técnicas que a organização financeira promove com outros países, como o estudo e financiamento de empresas que trabalham com parcerias público-privadas, além de discutir a viabilidade de articular a mesma relação com municípios. O diretor responsável pelo Brasil no Suriname, Sérgio Portugal, e os conselheiros do BID, Artur Lacerda e André Soares, recepcionaram os intercambistas.

   EMBASAMENTO EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

Outro compromisso da comitiva, nesta semana, consistiu na visita à Data Coalition – agência que fornece evidências científicas para embasar políticas públicas – aspecto defendido pela prefeita, sobretudo, nas ações no âmbito da segurança pública, através do Pacto Pelotas pela Paz. Exemplo é o ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, um programa criado pela Associação Americana de Psicologia e implantado, de forma inédita no mundo, como política pública em Pelotas.

Na capital norte-americana, Paula encontrou-se com a idealizadora da iniciativa, a psicóloga brasileira Júlia Maria da Silva, responsável por criar a metodologia – já trabalhada com 218 famílias pelotenses – que capacita os cuidadores para educarem seus filhos sem nenhuma forma de violência, utilizando o diálogo e o afeto como palavras-chave para embasar relações mais saudáveis. Na agência Data Coalition, o grupo foi recebido pelo diretor-executivo Nick Hart.

   METAS DO INTERCÂMBIO

Entre as metas do intercâmbio estão o exame de como os governos locais e estaduais estão usando a tecnologia para melhorar a transparência, a eficiência, a responsabilidade e a sustentabilidade, e a identificação das formas de trabalho dos governos para incluir todos os cidadãos na tomada de decisões. Neste sentido, a prefeita esteve em reunião com um dos diretores da agência Open Government Partnership, Alonso Cerdan, com quem conversou a respeito da disponibilização de dados da administração para estimular a participação dos cidadãos e, com isso, buscar soluções inovadoras aos desafios enfrentados pelos governos.

Os brasileiros também estiveram no Escritório de Ética Governamental – instituição do governo americano encarregado de cuidar das questões de ética e do conflito de interesses dos agentes públicos, com vistas a evitar a geração de problemas e escândalos. Reuniões com os assessores de Gregory Meeks e Darin LaHood – deputados que trabalham com a frente parlamentar que se relaciona com o Brasil no Congresso Americano – e com o técnico responsável pelas políticas ligadas ao Brasil, no Departamento de Estado do EUA, Zach Braun, também marcaram a primeira semana de trabalho.

COMITIVA BRASILEIRA

Além de Paula, foram selecionados para participar do curso: Alessandra Monteiro, consultora Política do Senado Federal; Áurea Carolina de Freitas e Silva, deputada Federal; Gabriel Carneiro, assessor Técnico da Presidência, Agência Municipal de Meio Ambiente – Goiânia (GO); Isadora Cohen, consultora Especial de Projetos, GO Associados / Consultora Especial de Projetos FGV – São Paulo (SP); João Paulo Machado, auditor Fiscal do Trabalho, Ministério da Economia – Brasília; e Leonardo Monteiro, diretor-presidente, Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Ipojuca (PE).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções