Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Procon orienta consumidores sobre as compras natalinas

05 dezembro
16:37 2014

Há 20 dias para o Natal, o movimento no comércio cresceu. Nesta época do ano, principalmente com o recebimento do 13º salário, a tendência dos consumidores é fazer mais gastos que o normal e por isso é preciso ter critérios para não se endividar.

Para não se tornar um devedor, e não ficar com o nome sujo na praça, a economista doméstica Supervisora de Educação Procon Pelotas, Nóris Fonseca Finger, diz que, em primeiro lugar, o consumidor deve se organizar, e criar uma lista com nome das pessoas que pretende presentear e os respectivos presentes. O ideal é que seus gastos não ultrapassem 30% do salário, mesmo com a gratificação do Natal.  “Muitos se iludem com o pagamento do 13º, se esquecem das dívidas e acabam comprometidos financeiramente”, afirmou.

Como existe muita variação de preços, o essencial é pesquisar antes de adquirir os produtos e, principalmente, não deixar para fazer as compras na última hora. Outro fator que deve ser levado em consideração além do preço, na hora da compra, é a qualidade dos produtos. “Deve-se ficar atento as características, verificar se possui garantia, se têm defeitos e se estão dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis”, alertou.

Quanto à aquisição dos produtos piratas, o Procon orienta que, apesar de parecerem vantajosos em relação ao preço, são ilegais, prejudicam a arrecadação de impostos, não têm garantias e muitas vezes oferecem risco à saúde. Já com relação às compras pela Internet, deve-se verificar a forma de pagamento e o prazo de entrega.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções