Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Programa Leite Gaúcho vai qualificar a produção na Região de Pelotas

Programa Leite Gaúcho vai qualificar a produção na Região de Pelotas
28 abril
17:40 2014

Representantes de associações, cooperativas e da Emater/RS-Ascar estiveram reunidos na última sexta-feira (25/04), no auditório da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, em Pelotas, para tratar das estratégias de ações de desenvolvimento do Programa Leite Gaúcho, na Zona Sul do Estado.

A reunião visou aproximar as demandas dos municípios aos cursos de qualificação disponíveis

A reunião visou aproximar as demandas dos municípios aos cursos de qualificação disponíveis

Dentre as ações proporcionadas pelo programa, estão as capacitações para beneficiários, que representam a oportunidade para as famílias rurais qualificarem a produção e profissionalizar as suas atividades. Segundo a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, a reunião visou aproximar as demandas dos municípios aos cursos de qualificação disponíveis.

A Região Sul conta com um Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (Cetac), onde todo ano centenas de agricultores familiares têm a possibilidade de se qualificar. O Centro conta com uma área de 50 hectares, incluindo alojamentos, refeitório, salas de aula e unidades didáticas para aulas práticas. Entre os cursos voltados para a produção de leite, o Cetac capacitações com foco em bovinos de leite, inseminação artificial, plantas medicinais e fitoterapia Animal e reciclagem de inseminadores.

O Programa Leite Gaúcho visa aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais de base familiar, incrementando a renda e elevando a qualidade de vida das famílias beneficiadas, além de oferecer à população um alimento seguro e saudável. O público-alvo do programa são agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária, pecuaristas familiares e pessoas do meio rural em situação de vulnerabilidade social.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções