Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Projeto pretende levar aprendizado de artes marciais a escolas municipais

Projeto pretende levar aprendizado de artes marciais a escolas municipais
11 dezembro
13:00 2013
Vereador Rafael e a Vice Prefeita Paula estiveram reunidos para tratar do projeto

Vereador Rafael e a Vice Prefeita Paula estiveram reunidos para tratar do projeto

A vice-prefeita Paula Mascarenhas recebeu, na tarde desta terça-feira (10/12/2013), em seu gabinete, o vereador Rafael Amaral (PP), e o gerente de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Antônio Freitas, que vieram trazer a ideia de um projeto para ser executado em escolas do Município, com aulas de artes marciais.

Conforme o vereador, a inspiração para o projeto partiu de iniciativa desenvolvida pelo campeão mundial de Muay Thai, Daniel Mota, que leva o aprendizado de artes marciais a alunos em situação de vulnerabilidade social, das escolas municipais Jacob Brod e Ministro Fernando Osório. “Nossa ideia é ampliar o projeto para, pelo menos, mais cinco escolas municipais, proporcionando às crianças o aprendizado das artes marciais com toda filosofia envolvida”, explicou.

Paula disse que toda proposta que venha qualificar o ensino/aprendizado é muito bem vinda. Ela encaminhou o projeto ao secretário de Educação e Desporto, Gilberto Garcias, para que dê seguimento à proposta, com a elaboração do Termo de Cooperação definitivo e com a organização do trabalho junto às escolas interessadas.

O projeto

Desenvolvido desde 2012 pelo professor de artes marciais e campeão de Muay Thai, Daniel Mota, com 50 alunos das duas escolas municipais, com recursos provenientes de parceria com um empresário, o “Projeto Social Mota + MMA = Cidadania”, leva o aprendizado de artes marciais a crianças de dez a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social dos dois educandários.

Segundo uma das idealizadoras do projeto, Alessandra Gerber, para participar, os alunos devem ter bom comportamento na escola e em casa e ter boas notas, critérios estes que são monitorados permanentemente. “Os resultados foram surpreendentes! Só de conseguir fazer com que essas crianças fiquem dentro da escola, e não na rua, em contato com a violência e as drogas, já é um grande ganho. Mas o projeto conseguiu muito mais, todos tiveram grande melhora nas notas”, destacou Alessandra, acrescentando que valores como respeito, amizade e companheirismo também são desenvolvidos nas aulas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções