Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Projeto Sacada Cidadã recebe Mérito esportivo gaúcho

Projeto Sacada Cidadã recebe Mérito esportivo gaúcho
31 outubro
09:07 2018

Por Carlos Cogoy

O menino foi ao Laranjal pela primeira vez, e contemplou maravilhado a imensidão da lagoa. A descoberta não foi proporcionada por passeio em família, ou excursão da escola, mas pelo voleibol. E o relato é do professor Ingo Stumm Jr, que menciona o episódio como emblemático da sua trajetória. Há 26 anos, dedica-se ao ensino do esporte. Ele acrescenta que o encantamento do menino, foi inesquecível, e já compensaria as décadas de trabalho. Mas, além da lembrança emotiva, neste mês ele foi homenageado pela Federação Gaúcha de Voleibol (FGV). O professor que, desde 1994, leciona no Colégio Pelotense, e também atua no São José, foi agraciado com o Mérito Esportivo Gaúcho. A premiação foi entregue a 12 deste mês, pelo professor Carlos Alberto Cimino, que preside a federação. O reconhecimento, acrescenta o prof. Ingo, além de valorizar a sua trajetória em diferentes escolas e iniciativas no voleibol, ressalta o projeto “Sacada Cidadã”.

SACADA – Há quatro anos, o professor Ingo criou o projeto “Sacada Cidadã”. E foi numa das atividades do projeto, que um dos participantes teve a oportunidade de conhecer a praia do Laranjal. Ele explica sobre a iniciativa: “Em 2014 idealizei o ‘Sacada Cidadã’, projeto de iniciação ao vôlei, que foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação e Desporto. A ideia foi aceita, e o ‘Sacada Cidadã’ da Prefeitura de Pelotas é um projeto de iniciação ao voleibol que atende, de forma gratuita, crianças e jovens dos dez aos dezessete anos de idade. O objetivo do ‘Sacada’ é fomentar a prática do voleibol por meio de núcleos formadores, em que crianças e jovens têm a oportunidade de aprender os fundamentos do jogo, além de oportunizar a integração social através da prática esportiva. O ‘Sacada Cidadã’ conta com cinco núcleos: SEST/SENAT; E.M.E.F. Francisco Caruccio nas Três Vendas; E.M.E.F. Olavo Bilac no Fragata; Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo Karosso no Centro; e E.M.E.F. Ministro Arthur de Souza Costa na Cascata (5º Distrito). As aulas acontecem no turno inverso às aulas dos alunos, e as inscrições podem ser feitas nos próprios locais. Atualmente contamos com 150 alunos praticando o voleibol, num projeto inédito na região”.

PREMIAÇÃO – Acerca da premiação na FGV, o homenageado observa: “Considero também como reconhecimento à nossa cidade, pois Pelotas está inserida no meio esportivo estadual, através das escolas, clubes e agora com o ‘Sacada Cidadã’. Em todos os locais onde trabalhei, organizei torneios, encontros esportivos, entendendo que o fomento do voleibol é importante para todos que gostam desse esporte. Pelo ‘Sacada Cidadã’ realizamos o encontro dos núcleos, proporcionando a integração, a amizade e a inclusão. A oportunidade de fazer o ‘Sacada Cidadã’, deve-se ao professor Sérgio Ferreira, que está à frente da equipe de Desportos da SMED. Ele acreditou nesse sonho, e tem papel fundamental em tudo o que acontece hoje no vôlei e esporte pelotense. Assim, oferecendo condições, incentivo ao voleibol em todas as idades, da iniciação ao adulto. E acrescento o minivôlei, para crianças entre oito e doze anos. O jogo é numa quadra menor, e com três jogadores por equipe. Como a quadra é menor, o jogo é mais estimulante, pois as crianças tocam mais na bola. Com a SMED, realizamos o Festival de Minivôlei, bem como os Jogos Escolares de Pelotas (JEPEL), e Jogos Abertos de Pelotas (JAP)”.    

Professor Ingo Stumm Jr recebe premiação da Federação Gaúcha de Voleibol

Professor Ingo Stumm Jr recebe premiação da Federação Gaúcha de Voleibol

TRAJETÓRIA – Ingo é natural de Santa Cruz do Sul. Acompanhando a família, veio para Pelotas em 1982.  No ano seguinte ingressaria como aluno do Colégio Pelotense, onde permaneceu até 1986. Na escola, foi aluno e atleta do professor Adinho Nogueira, que o apresentou ao mundo do vôlei. Em 1992, formou-se em educação física. E desde 1994 leciona no Pelotense. Durante dez anos, trabalhou com vôlei no clube Brilhante. Também esteve à frente da seleção de Pelotas, participando dos Jogos Intermunicipais (JIRGS). Além disso, trabalhou com vôlei no clube Cruzeiro, Embrapa, colégios Gonzaga e Santa Margarida. No São José, onde também leciona atualmente, é o responsável pelas escolinhas e equipes de vôlei.

REALIZAÇÃO – Sobre o significado do voleibol, Ingo ressalta: “Não me vejo somente como alguém que ensina uma técnica, e monta equipes para ganhar campeonatos. Mas entendo que esse esporte serve para muito mais. Afinal, por ser coletivo, precisa de cooperação, algo difícil nos dias atuais. E destaco a felicidade no rosto de cada criança dentro de uma quadra, a alegria da primeira medalha, as oportunidades que o esporte pode proporcionar, e os valores que a partir dele é possível levar para uma vida toda”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções